Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Dia do Beijo é oportunidade para reforçar saúde bucal e necessidade de distanciamento social

Em tempos de pandemia, o beijo não é recomendado como cumprimento, pois a boca é um meio transmissor de doenças, entre as quais a Covid-19

Por Melina Marcelino (SESPA)
13/04/2021 14h39

O beijo é uma manifestação íntima de afeto muito comum, mas que exige cuidados redobrados em tempos de pandemia de Covid-19O Dia Internacional do Beijo, no dia 13 de abril, celebra uma importante demonstração de afeto e carinho, mas deve reforçar também os cuidados com a saúde bucal, porque o beijo também é um meio importante na transmissão de  doenças, com explica Alessandra Amaral de Souza, coordenadora Estadual de Saúde Bucal. 

“A boca é um meio transmissor de doenças, por isso, a saúde bucal e a prevenção são importantes. Em um único beijo podem ser trocados vírus, bactérias e fungos, e assim poderão ser transmitidas várias doenças, pela saliva. As bactérias mais comuns que encontramos na boca são os estafilococos, estreptococos e lactobacilos que levam a infecções na boca e na garganta”, explica a coordenadora. 

As principais doenças que podem ser transmitidas através do beijo, pela saliva, são: Mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo; Herpes; Catapora; Caxumba; Candidíase; Sífilis; Gripe e resfriados; e o novo coronavírus (Covid-19). 

Para evitar a contaminação, Alessandra recomenda cuidados, entre os quais o de evitar contato íntimo e beijos com desconhecidos.

"Uma rotina de higiene bucal, com a escovação de forma correta e uso de fio dental, além de consultas regulares ao dentista, também são algumas das dicas para um beijo saudável”, diz ela. 

Alessandra lembra que a pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças substanciais à rotina de milhões de pessoas, a principal delas é a de que o cumprimento carinhoso entre as pessoas, com beijos, não é adequado.

"Há várias formas de demonstrar carinho e afeição mantendo o distanciamento social. Os beijos são uma forma de contágio de Covid-19, pois o vírus está presente na saliva dos portadores. Por isso, é aconselhável priorizar as medidas de prevenção".