Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO TÉCNICA

Parceria entre Emater e Prefeitura de Capanema vai fortalecer agricultura familiar

O trabalho conjunto prevê o aproveitamento das potencialidades do município, contribuindo com a autossuficiência na produção de alimentos

Por Etiene Andrade (EMATER)
14/04/2021 18h13

O Termo de Cooperação Técnica (TCT), assinado na terça-feira (13), entre o Escritório Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Capanema e a Prefeitura do Município, na região Nordeste, formaliza a parceria entre as duas instituições para a promoção do desenvolvimento rural, com o fortalecimento de Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) em Capanema.

Além de dinamizar o aproveitamento das potencialidades do município, a parceria prevê ações que contribuam com a autossuficiência na produção de alimentos e de excedentes comercializáveis, assim como nas soluções para o desenvolvimento da agricultura familiar, sempre de forma sustentável.

O supervisor do Escritório Regional da Emater em Capanema, Alan Péricles Amaral, detalhou mais vantagens da cooperação. “Este Termo de Cooperação Técnica irá dinamizar as ações entre o Regional Capanema e a Prefeitura Municipal de Capanema, com o intuito de buscar de forma conjunta soluções para o desenvolvimento do setor agropecuário do município. A Emater também poderá capacitar profissionais nas áreas de Tecnologia Agropecuária e Gerenciamento, de forma a contribuir com o conhecimento desses profissionais, e com isso ampliar o atendimento da assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento sustentável do município de Capanema”, informou.O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pela presidente da Emater, Cleide Amorim, e pelo prefeito de Capanema, Francisco Freitas Neto

ICMS Verde - O TCT foi assinado pelo prefeito de Capanema, Francisco Freitas Neto, e a presidente da Emater, Cleide Amorim. Ela também frisou alguns dos benefícios já alcançados pela atuação da Emater no município, que serão potencializados com a parceria. “Eu costumo dizer que juntos se faz a diferença, quando se tem uma prefeitura que entende a importância de ser ter uma assistência técnica especializada e gratuita, que por meios dos seus atendimentos pode trazer uma série de benefícios. Essa é uma parceria de duas partes que têm o mesmo objetivo, que é a melhoria da agricultura familiar. E um exemplo de resultado trazido pela atuação da equipe da Emater em Capanema foi a emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CARs), que proporcionou ao município alcançar o ICMS Verde ”, acrescentou Cleide Amorim.

Atualmente, 475 famílias de trabalhadores rurais são atendidas pelo Escritório da Emater em Capanema com assistência técnica, emissão de Cadastro Ambiental Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e realização de projetos agropecuários.

Para o prefeito Francisco Neto, a parceria vai fomentar ainda mais a agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda. “Fortalecendo a agricultura familiar se tem a garantia do aumento da produção de alimentos e, consequentemente, o aumento da renda familiar, principalmente para aqueles agricultores que comercializam seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo também para o aumento da segurança alimentar das famílias rurais pelo aumento da disponibilidade de produtos em sua mesa”, ressaltou o gestor municipal.