Uepa realizará exames de habilitação para Música em formato digital no Prosel 2021

Universidade divulgou todas as instruções, nesta quinta-feira (15), considerando os protocolos de prevenção da pandemia de Covid-19

15/04/2021 13h59

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou hoje, 15, a II Errata do Edital 10/2021, que trata do Processo Seletivo 2021 da Instituição. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) considerou os protocolos de prevenção da pandemia do novo coronavírus e adequou a realização dos Exames Habilitatórios para os cursos de Licenciatura em Letras – Libras e Licenciatura em Música.

Os inscritos no curso de Licenciatura em Música deverão realizar, obrigatoriamente, o Exame Habilitatório no formato não presencial, por meio da gravação de vídeo, que deverá ser feito exclusivamente para a seleção e publicado em serviços de armazenamento que disponibilizam espaço na Internet (“nuvem”). O link de compartilhamento deve ser enviado pela página de acompanhamento do processo no período de 20 a 28 de abril de 2021.

A gravação dos vídeos é de responsabilidade dos inscritos e deve ser feita em local com boa iluminação, sem interferência de outros sons. Se for feita com telefone celular deve ser em formato horizontal (modo paisagem) e em “modo avião”, para evitar interferências de toques ou chamadas durante a gravação. No começo, o candidato deve se identificar e apresentar um documento oficial com foto.

O vídeo, em questão, deverá ser contínuo e não poderá ultrapassar o limite máximo de 1 minuto e 30 segundos, não sendo necessário apresentar a obra inteira. Também não é permitida a edição de imagens ou de som. Todas as instruções também estão publicadas na II Errata ao Edital 10/2021. O Exame Habilitatório considera a vivência musical dos candidatos, por meio da avaliação da desenvoltura na interpretação vocal ou instrumental. 

Já os candidatos inscritos no curso de Licenciatura em Letras - Língua Brasileira de Sinais (Libras) não farão Exame Habilitatório. Dessa forma concorrem às vagas todos os candidatos com inscrição confirmada neste curso (Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Ouvinte ou Licenciatura em Letras – Libras – (Pessoa Surda/Deficiente Auditivo).

Com as mudanças, o calendário do Processo Seletivo 2021 terá algumas alterações: a divulgação da demanda por vagas, antes dos exames habilitatórios, será feita amanhã, 16 de abril. O período para envio e confirmação do vídeo da execução musical do Exame Habilitatório de Música será de 20 a 28 de abril, com a divulgação do resultado da verificação do endereço de acesso ao vídeo no dia seguinte, 29. Caso o candidato encontre a situação de “Acesso ao Vídeo Não Validado”, ele poderá reenviar o endereço do vídeo da execução musical no dia 30 de abril.

O resultado provisório do Exame Habilitatório de Música deverá ser divulgado em 10 de maio, com prazo para recurso entre os dias 11 e 12 do mesmo mês. O resultado definitivo do Exame Habilitatório de Música está previsto para o dia 17 de maio e a divulgação da demanda por vagas, após os exames habilitatórios, deverá ser divulgada em 20 de maio. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado até o dia 27 de maio.

Por Marília Jardim (UEPA)