Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Detran Itinerante leva serviços de habilitação para Marituba

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/04/2021 16h04

Facilitar o atendimento ao usuário sem que ele precise se deslocar do próprio município é o objetivo da ação Detran Itinerante Presente, que iniciou mais uma etapa nesta sexta-feira (16), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Somente neste primeiro dia, mais de 200 pessoas foram atendidas com serviços de habilitação.

A ação itinerante vem percorrendo todo o estado. Ocorre em parceria com as prefeituras e em municípios onde não há posto do Detran. O objetivo é levar mais comodidade ao usuário que muitas vezes precisa se deslocar até a sede de outros municípios para obter o atendimento.

Durante a ação, o cidadão pode solicitar a primeira habilitação, renovação e adicionar categoria. Além disso, a itinerante não exige agendamento e o usuário também consegue fazer em um só dia, emissão e pagamento de boleto, realizar exames médico, psicotécnico e toxicológico, além da coleta biométrica. A previsão é alcançar mais de 500 pessoas durante toda a ação em Marituba.

Para o coordenador de Habilitação do Detran, Edilvandro Pereira, a ação itinerante surge como estratégia para descentralizar os serviços do órgão e beneficiar os municípios visitados. "Devido à pandemia, existe uma demanda de aproximadamente 3  mil CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) a serem concluídas, com foco na oferta do serviço de qualidade para o usuário que precisa da sua carteira. A nossa agenda é feita conforme a demanda do município, levando ao usuário os serviços da clínica especializada, atendimento de boleto de renovação de CNH, primeira habilitação e segunda via da CNH. Ou seja, todos esses serviços que o usuário teria que se deslocar até o Detran, a ação itinerante leva para a população", explica Pereira.

Para os usuários, ter os serviços do Detran próximos de casa é uma oportunidade única de tirar a CNH de forma rápida e segura. A técnica em enfermagem Kaly Oliveira mora em Marituba e aproveitou a ação para renovar a habilitação. "Só o fato de não precisarmos nos deslocar para a sede do órgão já é uma grande vantagem. Só tenho a agradecer por essa oportunidade", declarou. A moradora Adriele Modesto também aproveitou e ressaltou a praticidade do atendimento. "Além de ter todos os serviços de habilitação e exames em um só dia, a itinerante tem a vantagem de não exigir o agendamento e isso faz toda a diferença para quem trabalha e não tem muito tempo, como eu", comentou.

Em Marituba, a ação segue até a próxima segunda-feira (19), na Escola Emília Clara de Lima, no bairro Pedreirinha, a partir das 8h. A programação do Detran Itinerante continua nos próximos fins de semana em Barcarena, Igarapé-Miri e Salinópolis. Para ser atendido, o usuário deve levar cópia e original do documento de identidade e comprovante de residência.

(Com informações de Celso Junior)