Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual José Veríssimo completa 118 anos de bons serviços prestados à educação paraense

Governo do Estado reconstruiu e modernizou os espaços pedagógicos da centenária unidade escolar, em Belém, no final de 2020                                                                                                                                                                     

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
20/04/2021 17h01

A centenária unidade de ensino foi reconstruída no bairro de Batista Campos, em Belém, no ano de 2020Nesta segunda-feira (19), a Escola Estadual José Veríssimo, no bairro de Batista Campos, em Belém, completou 118 anos de tradição e bons serviços prestados à educação paraense. Inaugurada em 19 de abril de 1903, a unidade escolar centenária foi construída na gestão do ex-secretário de Estado de Educação, José Veríssimo, e é uma das instituições de ensino mais antigas do Pará.

À época de sua construção, em 1903, o então titular da pasta educacional priorizava a construção de prédios próprios, destinados especificamente ao Ensino Primário. Próximo à Praça Batista Campos, foi erguida então a Escola Estadual José Veríssimo, tornando-se referência como modelo arquitetônico para a construção de novos espaços de aprendizagem pelo Estado.

Atualmente, a unidade escolar oferta o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para cerca de 170 alunos. Em 2016, a Escola Estadual Tiradentes II passou a funcionar no prédio da José Veríssimo, e começou a disponibilizar, por sua vez, o Ensino Médio para 181 estudantes, distribuídos entre Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a diretora da unidade escolar, Nelma Nogueira, “fazer parte da comunidade educativa da Escola Estadual José Veríssimo é uma responsabilidade muito grande. Considerando os anos de existência desta instituição de ensino, e o quanto ela já contribuiu para a formação de crianças, jovens e adultos. Sinto-me parte da história da escola e cada vez mais responsável e comprometida com o futuro de nossos alunos. Agradeço também o empenho de nossos técnicos, coordenadores pedagógicos e professores que, mesmo neste período de pandemia, não deixam de inovar a cada dia para desempenharem suas funções”, enfatizou a dirigente.

“Toda escola centenária traz as lembranças de cenas marcantes, bem como alunos inesquecíveis em cada ano e década. Recentemente, a escola passou por uma ampla reforma e hoje, o local dispõe de laboratório de informática, biblioteca, refeitório, quadra de esportes e elevador para acessibilidade dos alunos que possuem dificuldades de locomoção. Dessa forma, agradecemos ao Governo do Estado, que com empenho e compromisso, entregou esta unidade escolar centenária adaptada às reais necessidades de infraestrutura física e pedagógica”, destacou a gestora da 2ª Unidade Seduc na Escola (USE), Leila Braga.

A unidade escolar também guarda diversas histórias de ex-alunos que, atualmente, lecionam no local. É o caso do professor de Ensino Religioso, Maiko de Jesus. “Este local faz parte da minha vida desde quando eu era pequeno, já que também estudei nesta escola. Aqui fiz muitos amigos, os quais continuam presentes em minha vida até hoje e, tudo isso foi graças ao José Veríssimo. Estou muito feliz porque no ano passado esta unidade escolar foi totalmente reconstruída e está ainda mais linda, só esperando esse período difícil passar, para que possamos retomar as atividades escolares de maneira presencial”, afirmou o educador Maiko de Jesus. (Por Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes - Ascom/Seduc).