Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Contexto indígena na pandemia é tema de debate virtual

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2021 18h41

Começou ontem, 19, Dia dos Povos Indígenas, o IX Seminário do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (Geia), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento, transmitido de forma gratuita e virtual pelo Facebook do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), tem como tema “Educação, Saúde, Linguagens e Artes dos Povos Indígenas em Contexto Pandêmico”.

A primeira parte da programação reuniu as professoras Matania Surui, da etnia Aikewara, professora Edite Xicrin, da etnia Xerente, a professora Márcia Kambeba, da etnia Kambeba, e as professoras Joelma Alencar, Coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), e professora Rita Almeida, do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia.

“Entendemos que esse dia não se trata de celebração, hoje é um dia que marca toda a trajetória de resistência e luta dos povos indígenas pela garantia de seus direitos, como terra, saúde, educação. Hoje se celebra o momento de resistência dos povos indígenas que vivem e resistiram todos esses anos”, declarou a professora Joelma antes do ritual que marcou a abertura do evento: uma apresentação tradicional dos Aikewara, que simboliza a harmonização de um novo ciclo para representar o começo das atividades que envolvem as apresentações de pesquisas e debates dos estudos desenvolvidos pelos membros do Geia.

Na manhã desta terça-feira, 20, a programação seguiu com mais três momentos: duas rodas de conversa sobre “Memórias e Narrativas” e “Liderança Indígena/Linha de Saúde Indígena - subsistema de saúde a frente da pandemia” e uma palestra intitulada “Ética em pesquisas virtuais com povos indígenas”.

Pela parte da tarde, a agenda começa com o “Relato de Experiências de professores indígenas/ A educação escolar indígena no contexto da pandemia”, às 16h. Em seguida será apresentado um Painel Sociocultural com temáticas como direitos, educação, questões ambientais e o contexto urbano. Para encerrar o segundo dia de programação, às 19h, será realizada uma apresentação do professor Petrônio Potiguar, com a temática “Medidas Protetivas dos Povos Indígenas Frente à Pandemia”.

No último dia, 23, a programação começará às 10h, com a roda de conversa “Entre Reflexões e Ações”, com a apresentação de projetos da Linha de Saúde Indígena. Para finalizar, será realizado um momento de Socialização de Pesquisa.

A professora Matania Surui, que participou da abertura e também está presente na programação vespertina desta terça-feira, destaca o papel dos educadores na manutenção das tradições: “nós professores indígenas temos o dever de contribuir com as nossas comunidades, em registrar os nossos patrimônios culturais para as futuras gerações ter acesso aos conhecimentos tradicionais e ancestrais de nosso povo, então a educação escolar indígena é uma forma de resistência dos povos originários e a escola é um dos meios que nós, indígenas, utilizamos para não deixar enfraquecer a nossa luta e a nossa identidade cultural”.

A ação coordenada pelo grupo de estudos, pelo qual são desenvolvidos projetos e pesquisas acadêmicas, nasceu da necessidade de socializar a produção do conhecimento realizada pelos pesquisadores. Os interessados podem acompanhar as transmissões ao vivo ou rever os momentos anteriores que estão gravados e disponíveis para o público na página https://www.facebook.com/nufi.uepa.

Texto: Marília Jardim - Ascom/Uepa