Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Campanha ‘Espalhe o Bem no HRBA’ é voltada a profissionais que atuam na pandemia

Mensagens por aplicativo chegam aos funcionários do Hospital Regional, em Santarém, ajudando a manter o bem-estar na rotina de enfrentamento à Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2021 19h02

Em sua 2ª edição, a Campanha “Espalhe o Bem no HRBA” está de volta com um objetivo ainda mais amplo: acolher os profissionais que, há mais de um ano, atuam na recuperação de pacientes com a Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. A primeira edição da campanha foi realizada em maio de 2020, no auge da primeira onda de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, e alcançou grande repercussão, ganhando destaque na imprensa nacional como ação de humanização e acolhimento aos profissionais.

As mensagens são recebidas por meio de aplicativo, pelo celular (93) 99199-1626, e divulgadas na rádio interna do Hospital, alcançando todos os funcionários e usuários presentes. Qualquer pessoa pode participar, basta enviar a mensagem (texto ou áudio), utilizando a hashtag #EspalheOBemNoHRBA.

Este ano, além de mensagens via aplicativo, os usuários dos serviços do HRBA podem deixar sua mensagem de incentivo na caixinha do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), na recepção principal da unidade.

Apoio aos profissionais - A campanha faz parte do projeto “Rede de Atenção aos Colaboradores”, que visa amenizar os efeitos psíquicos decorrentes do período de pandemia, buscando apoiar os profissionais, proporcionando bem-estar mental e oferecendo atendimento psicológico presencial.

Segundo o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, o projeto retornou para continuar demonstrando apoio aos profissionais de saúde. “Voltamos com esse projeto, porque acreditamos que palavras positivas e boas energias também têm o poder de curar o próximo. Os profissionais da saúde em todo o Brasil estão cansados, e queremos dizer para eles que estamos aqui, e continuaremos dando todo apoio necessário para chegarmos ao fim dessa guerra vitoriosos”, disse o gestor.

“Percebemos que a pandemia trouxe uma intensidade de sentimentos, e a procura dos colaboradores por atendimento aumentou em nosso Hospital. A partir do acolhimento que estamos realizando, conseguimos auxiliar na reorganização dessas emoções”, destacou a psicóloga organizacional de Gestão de Pessoas, Adriana Encarnação.

A enfermeira Nayara Aguiar Lima atua desde o início da pandemia em uma das alas da Clínica Covid-19 do HRBA. Ao longo do último ano, enfrentou vários desafios, perdas e o medo, por isso considera fundamentais ações de acolhimento, que incentivem os funcionários a seguir firmes no combate ao vírus. “Não está sendo um momento fácil para ninguém, mas sem dúvida as ações realizadas pelo Hospital, como a de espalhar mensagens pela rádio interna e o atendimento psicológico disponibilizado, amenizam bastante os sentimentos ruins e nos fortalecem para continuar a batalha contra esse vírus. Nós vamos vencer, e sairemos disso tudo mais fortes que nunca”, afirmou a enfermeira.

Referência - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma das unidades de referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 no Oeste do Pará. “É importante ter ações como essas em nossas unidades. Demonstram um cuidado especial com os profissionais que estão todos os dias cuidando dos pacientes. Isso valoriza o profissional e traz bons resultados para o Hospital”, avaliou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

O HRBA é certificado com a ONA 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e figura na lista dos melhores hospitais públicos do País desde 2012 pelas boas práticas assistenciais.

Atendendo a uma população estimada em 1,3 milhões de pessoas, de 30 municípios da região, o HRBA realizou mais de 900 mil atendimentos em 2020. No ano passado, o Hospital alcançou índice de 99,36% de satisfação dos usuários. (Texto: Anna Karla Lima - analista de Comunicação do HRBA).