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Regional em Paragominas garante assistência a pacientes a Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2021 20h13

Há 10 meses atuando na linha de frente da pandemia, o enfermeiro Ederson Brito, 38 anos, de repente, se tornou paciente no hospital em que trabalha. Ele, que é coordenador de Enfermagem, no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no sudeste paraense, deu entrada no Pronto Atendimento (P.A), no último dia 28 de março, com sintomas da Covid-19. O diagnóstico foi confirmado após a tomografia que apontou a necessidade de internação.

O enfermeiro passou 20 dias internado, destes, 11 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. Ficou 8 dias entubado, respirando com ajuda de aparelhos. “De repente, você é o paciente e não mais o coordenador de Enfermagem. Aí vem a piora clínica e você é transferido para a UTI. Sua família está a 3.500km de distância. Passa um filme pela sua cabeça”, descreveu Ederson Brito.

“Quando acordei, após a extubação e soube que minha família tinha atravessado o País para estar ao meu lado, eu encontrei ainda mais forças para lutar”, acrescentou o enfermeiro, cuja hospitalização causou grande comoção entre os colaboradores do HRPL, que preparam uma homenagem para a sua alta.

Ederson Brito recebeu alta na última sexta-feira (16), e os colegas de trabalho se reuniram para comemorar a recuperação do amigo. Na recepção do hospital, uma linda homenagem foi feita ao enfermeiro. “Primeiro gostaria de agradecer a Deus por ter me dado mais uma chance e ter me dado forças para lutar. Enquanto profissionais, procuramos prestar a melhor assistência possível para nossos pacientes", afirmou Brito.

"Entendemos e compartilhamos da dor do outro, do sofrimento e do medo. Não esperamos estar do outro lado, mas quando nos tornamos pacientes é bom receber palavras de apoio de quem está ao nosso redor. Vocês foram uma família pra mim, fizeram tudo que estava ao alcance de vocês para que esse dia chegasse. Agradeço pelas orações, pensamentos e vibrações positivas que vieram de vários lugares do Brasil. Logo estarei de volta exercendo a profissão que escolhi para minha vida. Nestes dias pude perceber como somos valiosos para nossos pacientes. Eu senti todo o acolhimento de vocês e agradeço cada minuto dedicado a mim e a oportunidade de viver” – mensagem escrita pelo enfermeiro em agradecimento aos colegas de trabalho.

O profissional é um dos 49 pacientes que tiveram alta no HRPL nos últimos 30 dias. De janeiro até o dia 19 de abril, dos 161 pacientes admitidos no Regional de Paragominas, 91 venceram a batalha contra a doença e voltaram para casa recuperados e 27 continuam internados.

Para o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, todas as altas devem ser festejadas e são reflexo do trabalho intenso desempenhado pelas equipes dos hospitais.

“Esse é um resultado positivo do trabalho que o Governo do Estado, por meio da Sespa, tem feito para garantir estrutura e atendimento de qualidade para a população. Além do trabalho especializado realizado pelas equipes de saúde, dentro dos hospitais, que estão todos os dias cuidando de quem mais precisa. Por isso todas as altas devem ser comemoradas, mas a população não pode esquecer que a pandemia ainda continua e todos precisam continuar usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social, mesmo aqueles que já estão vacinados”, informa o secretário. 

Atendimento - Assim como ocorreu no ano passado, no início da pandemia, o número de leitos destinados exclusivamente para pacientes com covid-19, no HRPL, foi ampliado. Desde a primeira quinzena de março, a unidade conta com 44 leitos para pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo, 32 leitos clínicos e 12 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos são ocupados conforme referenciamento à Unidade, feito pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Cumprindo o que é recomendado pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que diz respeito às medidas de segurança e tratamento da doença e seguindo as orientações da Sespa, com relação aos fluxos de atendimento, o hospital está com sua capacidade de atendimento reduzida.

Por determinação do Governo do Estado, as cirurgias eletivas realizadas no HRPL estão suspensas e as consultas ambulatoriais foram reduzidas em 50% o atendimento, sendo mantidos os serviços para os usuários que necessitam de tratamento contínuo, assim como os atendimentos de urgência e emergência, para que a população dos 23 municípios da região de abrangência HRPL, não seja prejudicada.

Cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros, estão na linha de frente do atendimento aos pacientes vítimas da covid-19.

SERVIÇO

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

*Por Mikaella Moraes (Ascom / HRPL).