Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIAS

Representantes da segurança pública visitam centros de treinamentos para instalar o primeiro CT no Pará

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/04/2021 20h35

Uma comitiva formada por membros do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estão realizando visitas técnicas nos principais e melhores centros de treinamento do país. O objetivo é reunir o que há de melhor no território nacional a fim de subsidiar a criação do CT para os agentes de segurança pública do Pará. O estado deverá ter, em breve, um dos centros mais modernos e completos do país. 

Nesta terça-feira (20), a visita aconteceu no Centro Integrado de Operações Rurais do Estado de Goiás, no Centro de Operações Especiais do Exército e na Academia de Polícia Civil do mesmo estado. Na segunda-feira, a visita ocorreu na Academia Nacional da Polícia Federal e na sede do Comando de Operações Táticas, conhecida como a tropa de elite da PF.

Integram a comitiva representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento de Trânsito e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Após o retorno da equipe, o projeto de elaboração do centro será finalizado. O centro de treinamento será localizado no distrito de Outeiro, em uma área que já é do Estado e que será disponibilizada para pela Polícia Militar.  O centro passará a ser considerado um campus do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP).

A ideia é construir um ambiente que simula cenas e locais reais levando em consideração as características regionais, como bancos, supermercados, áreas rurais e ribeirinhas. “O centro que será construído no Pará será mais completo do que os existentes hoje porque na área onde será construído terá saída pelo rio, onde poderão ser aplicados os treinamentos na área fluvial, terá ainda área de mata onde poderão aprender e exercitar ações de busca e salvamento, como de pessoas desaparecidas, evasão de criminosos após roubo a banco e técnicas de sobrevivência na selva, por exemplo,” afirmou o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado.

O Secretário adjunto de operações da Segup que integra a comitiva relata como está sendo a experiência. "Foram visitadas a Academia Nacional de Polícia e a sede do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, a Escola Superior de Polícia Civil de Goiás e no Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Foram verificados equipamentos e as estruturas implementadas nesses centros e que dão suporte para as instruções dadas aos servidores que passam lá, seja na formação, capacitação ou no treinamento ordinário que acontece nessas instituições", informou o Coronel Alexandre Mascarenhas, acrescentando que "Os equipamentos utilizados podem ser implementados na Secretaria de Segurança Pública do Estado para que os servidores do nosso sistema possam ter uma melhor capacitação e treinamento para o enfrentamento das demandas de segurança pública de todo estado, potencializando as suas ações e dando um serviço de maior excelência para a sociedade paraense", finalizou.