Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado investe R$ 1 milhão em construção e reconstrução de residências em Marituba

Valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão-de-obra é de até 21 mil reais, conforme cálculo técnico

Por Leonardo Nunes (SECOM)
21/04/2021 15h11

No dia do aniversário de Marituba, Estado assegura a construção e reconstrução de imóveis a moradores pelo Programa 'Sua Casa'O governador Helder Barbalho entregou, no final da manhã desta quarta-feira (21), um total de 125 benefícios do programa habitacional estadual “Sua Casa” para 125 famílias de baixa renda de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. As entregas acontecerem na data em que a cidade completa 27 anos.

O programa concede auxílio de até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de casas. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), gerenciadora do programa “Sua Casa", vai investir R$ 1 milhão de reais para serem utilizados para adquirir o material de construção e auxiliar no pagamento dos pedreiros.

O governador Helder Barbalho ressaltou o orgulho em estar presente na data de aniversário da cidade. O chefe do Poder Executivo Estadual destacou o crescimento socioeconômico do município aos paraenses.

Moradora de Marituba, Maria Raimunda Moraes Rodrigues, 65 anos: “Será a minha primeira casa própria. Agora é só felicidade".“Junto com o crescimento populacional se faz necessário a atenção para as pessoas. A união entre o Governo do Estado e a Prefeitura para trabalharmos juntos pela cidade é fundamental para que estes esforços sejam multiplicados e consigamos, com isto, cuidar das pessoas e olhar por aqueles que mais precisam com ações em habitação, infraestrutura, saúde, educação e segurança”, disse o governador.

“No dia do aniversário de Marituba, nossa presença renova o compromisso e a certeza de que a cidade está no caminho para seu desenvolvimento e que a população tenha certeza que estamos trabalhando juntos pela cidade”, completou o chefe do Poder Executivo Estadual.

O "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

O governador e a primeira-dama, Daniela Barbalho; a dep. federal, Elcione Barbalho, moradoras e a prefeita de Marituba, Patrícia MendesO presidente da Cohab, Orlando Reis, detalha a evolução histórica do benefício. “Conhecemos o desafio habitacional que o Pará enfrenta. Essa ação em Marituba é uma entrega de benefícios para os moradores. Também está incluso o pagamento da mão-de-obra que era um desafio da população porque recebiam o material de construção, mas não tinham condições de arcar com a obra”, explicou Reis.

Na mesma solenidade, a Prefeitura de Marituba realizou a entrega dos títulos de registros municipais de imóveis aos moradores do Conjunto Habitacional Viver Melhor. “Hoje entregamos 700 títulos definitivos de posse como também os benefícios do Programa Sua Casa. É uma parceria com o Governo do Estado e demonstração que estamos unidos trabalhando pela nossa população”, disse a prefeita Patrícia Mendes.

Visita técnica

Helder Barbalho e comitiva visitaram o andamento das obras de modernização da estrada da Pirelli e Usina da Paz (UsiPaz), em MaritubaAlém da solenidade para entrega de títulos e do benéfico Sua Casa, o governador e comitiva visitaram o andamento das obras de modernização da estrada da Pirelli e Usina da Paz.

“Aproveitamos para vistoriar as obras deste equipamento multifuncional que está ficando pronto aqui no bairro Nova União, dentro dos territórios de pacificação. É transformação social e melhoramento da segurança nas áreas mais vulneráveis do nosso Estado”, comentou o governador durante a visita.

Beneficiados Sua Casa

Uma das beneficiadas foi Maria Raimunda Moraes Rodrigues, 65 anos, e moradora do município há 20 anos. “Será minha primeira casa própria. Passei por muita dificuldade na vida. Agora é só felicidade e ficar uma velha feliz na minha casa nova fazendo meu tricozinho na minha rede. Estou muito feliz”, disse.

Cléber Sousa da Silva, 29 anos, também terá sua primeira casa própria onde irá residir com sua filha. “É a realização de um sonho para iniciar a vida”, disse. O sentimento de gratidão também está aflorado em Adriele Araújo, 35 anos, casada e mãe de cinco filhos. “Moro em um ambiente de quatro metros quadrados. Quando recebi a notícia o coração alegrou bastante. Vou dar dignidade para minha família”, relatou.

Valor

O valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até 21 mil reais. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Critérios
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias.

Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos. Quem tiver interesse em se cadastrar no Programa "Sua Casa" pode  realizar o atendimento virtual ligando para: (91) 3214-8533 ou se preferir, também pode enviar uma mensagem pelo whatsapp para (91) 3214-8511.

Critérios do Programa

- Renda familiar de até três salários mínimos. 
Não possuir outro imóvel.

- Ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ter família constituída com no mínimo dois integrantes.

- Não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal.

- Comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos.

- Famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.