Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Serviço do ‘Ter Saúde’ retoma atendimentos médicos neste final de semana

A estratégia foi adotada após a mudança do bandeiramento da Região Metropolitana de Belém, de vermelha para laranja, nesta quinta-feira (22)

Por Paulo Garcia (SETRAN)
23/04/2021 16h42

A partir deste final de semana, nos dias 24 e 25 de abril, a população atendida pelo ‘Ter Saúde’, projeto realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará, vai receber atendimento médico, com os serviços de saúde e orientações e não para casos exclusivos da Covid-19, como estava sendo realizado desde março deste ano.

“Com esta mudança no bandeiramento nós já podemos realizar serviços que já levávamos à população atendida pelo TerPaz, como a triagem de enfermagem, médicos clínicos, médicos especialistas, exames e cirurgias caso necessário”, informou Alessandra Amaral, coordenadora do Ter Saúde e da Sespa no TerPaz.

Os territórios que receberão a ação de saúde, no sábado (24), são Benguí, na Escola Marilda Nunes, na passagem Macciel, s/n, ao lado do posto de saúde, e o Icuí, na Escola Cristo Rei na rua Padre Jósimo, n° 912.

No domingo (25), o Ter Saúde ocorrerá na Cabanagem, na Escola José Valente, na estrada do Benjamin, s/n), e na Terra Firme, na Escola Brigadeiro Fontinelle na rua São Domingos, n° 511.

Todas as ações vão acontecer das 8h às 13h. Além do atendimento médico, serão oferecidos também testes rápidos para ISTs, Hepatites B e C, Covid-19, e, ainda, haverá palestras educativas e preventivas sobre a Covid-19.

As ações seguem os protocolos de Saúde contra a Covid-19. “Como ainda vivemos uma pandemia no Estado, nós ainda estaremos alertando sobre o uso do álcool em gel - inclusive distribuindo máscaras à população - sobre a importância do distanciamento social, de se evitar aglomeração e só sair se houver verdadeiramente necessidade, e com todas as medidas que são informadas pelos órgãos de Saúde”, alertou Juliana Barroso, diretora do Núcleo de Articulação da Cidadania da Secretaria Estratégia de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar as ações do TerPaz.

ATENDIMENTO COVID-19

Para pacientes da Região Metropolitana de Belém com sintomas leves e moderados da Covid-19, a orientação é para que se dirijam ao serviço de atendimento das Policlínicas Itinerantes.

Além da consulta médica, após a triagem de enfermagem (verificação de sinais vitais e oxigenação), os pacientes poderão ser submetidos, sob prescrição médica, a exames de laboratório de hemograma, raio x e testes rápidos. São dispensadas medicações para que o paciente dê continuidade ao tratamento em casa, quando necessário, conforme orientação do médico.

Veja os locais de atendimento:

- Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), de segunda a sábado, das 8h30 às 17 h, e aos domingos, das 8 às 13h;

- Estacionamento do Hangar, de segunda a sábado, das 8h30 às 17 h, e aos domingos, das 8 às 13h;

- Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.