Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Estudo aponta que mortalidade por Covid no Pará é 56,71% menor que a média nacional; contaminação é menor em 31,31%

Uso de inteligência artificial para prever o cenário e o rápido atendimento médico são fatores determinantes para a menor agressividade da pandemia no Estado

Por Leonardo Nunes (SECOM)
24/04/2021 12h56

Estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) aponta que o cenário da Covid-19 no Pará é menos agressivo em relação ao restante do Brasil. Análise do índice de mortalidade demonstra que, no território paraense, a doença é menos letal em 57,71% que a média nacional. O índice de contaminação no Estado também é menor em 31,31%.

De acordo com a Ufra, a menor agressividade do novo coronavírus no Pará está diretamente associada ao amplo atendimento médico disponibilizado pelo governo do Estado e ao uso de ferramenta de inteligência artificial, que analisa diferentes indicadores para prever cenários e demandas dos serviços na rede pública de saúde, como leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o levantamento, o índice de infecção da Covid-19 no Pará, considerando a projeção por 100 mil habitantes, está no patamar de 30,27 novos casos/dia, enquanto a média nacional é de 44,07 casos. Já quanto ao índice de letalidade, o Pará apresenta 0,87 óbitos, enquanto a média nacional é de 2,01. As projeções também consideram a projeção por 100 mil habitantes.

Os dados desenvolvidos e analisados pela Ufra são utilizados pelo Comitê Técnico e Científico, criado pelo governo do Estado e liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para avaliar as ações realizadas para enfrentamento da pandemia. Dentre os encaminhamento tomados pela gestão estadual estão a abertura de leitos, manutenção e abertura de hospitais de campanha e decisões sobre bandeiramento nas regiões de saúde, que regulam o funcionamento das atividades econômicas.