Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRESTRUTURA

Governo do Pará entrega passarelas de concreto em São Sebastião da Boa Vista e anuncia mais investimentos 

Por Bruno Magno (SEOP)
26/04/2021 14h38

Com objetivo de melhorar a acessibilidade para os moradores de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, o Governo do Pará entregou na manhã desta segunda-feira (26), dois quilômetros e meio de passarelas de concreto armado que vão beneficiar vários bairros do município. Cortada por igarapés, a cidade conhecida como a “Veneza do Marajó” depende de palafitas de madeira para locomoção dos habitantes entre alguns bairros. 

O governador do Estado, Helder Barbalho, ao lado do prefeito Getúlio Brabo, secretários de Governo, deputados estaduais, e demais autoridades locais, participaram do ato de inauguração da obra, que vai beneficiar cerca de 27 mil habitantes da região.

“É um momento muito feliz pode estar em São Sebastião entregando obras e benefícios como as passarelas de concreto, que são as ruas do município. Em breve, nós avançaremos em novas passarelas em parceria com o município, para tirar as palafitas de madeira e dar dignidade para população que trafega nessa região da cidade, vamos continuar garantido qualidade de vida para população do Marajó”, disse o governador Helder Barbalho.

Durante a agenda, o chefe do Executivo Estadual adiantou à população do município que o sistema de abastecimento de água da cidade deve ficar pronto dentro de quatro meses. “Nós estamos com outras agendas na cidade e, ainda este semestre, entregaremos o sistema de abastecimento de água, uma obra aguardada desde o ano 2000. Também este ano, entregaremos a agência do Banpará, uma importante conquista para economia da cidade, e continuaremos a parceria com o município com as novas passarelas de concreto”, completou. 

Morador da Rua Custódio Ferreira, umas das vias beneficiadas com a obra do governo, o batedor de açaí João Magno, de 52 anos, acredita que realidade da cidade já mudou. “Antes era difícil de manter as passarelas de madeira que sempre quebravam e não tinham manutenção , mas agora com essas passarelas de concreto vai ficar tudo melhor e vai melhorar muito a venda da gente porque eu vivo disso há 20 anos”, disse ele, que mora no bairro Centro com a família.

Mãe de dois filhos, a pescadora Cleidiane Ferreira, de 34 anos, mora em uma das ruas que foi contemplada com os benefícios das passarelas de concreto. “A situação era horrível! Para passar por aqui quando a água subia, a gente tinha que esperar a maré baixar para passar, mas agora agora, depois dessa obra, melhorou e muito, graças a Deus. Agora, ficou muito melhor porque ambulâncias e motos podem e entrar e apanhar a gente”, conta ela.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a obra recebeu investimento de mais de R$ 5 milhões por parte do do Estado, que vai beneficiar cerca de 27 mil habitantes do município. 

“Essa é marca do governo presente, da qualidade de vida, enfim, é a melhoria da condição do ser humano  no seu dia a dia. São mais de 2 km de passarela que terão uma grande via útil e vão trazer muitos benefícios para as pessoas que utilizarem. Mais obras virão dessa natureza e estamos muito felizes“, disse o titular da Sedop, Ruy Cabral, que esteve na agenda nesta segunda-feira.  

Para Getúlio Brabo, prefeito de São Sebastião da Boa Vista, a obra de infraestrutura realizada pelo governo do Estado, vai melhorar a qualidade de vida da população e permitir que serviços essenciais cheguem até os bairros. 

“O nosso município é uma ilha e fica em área de várzea e as nossas ruas não sou todas asfaltadas e temos mais de oito quilômetros de passarelas de madeira, então o custo é alto para mantê-las. Mas agora, com a entrega desses dois quilômetros, vai ficar muito bonito e não agride a natureza, vamos possibilitar mais acessibilidade das pessoas e serviços essenciais, isso nos traz tranquilidade. Estamos muito felizes com a obra”, disse o gestor municipal.

Além do governador do Estado e do prefeito municipal, participaram da agenda em São Sebastião da Boa Vista, o titular da Segup, Ualame Macho; titular da Sedop, Ruy Cabral; secretário regional do Marajó Jaime Barbosa, e deputados estaduais Wanderlan Quaresma, Luth Rebelo , Nilton Neves e Orlando Lobato.