Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Programa Vida Ativa promove prevenção e controle contra a hipertensão arterial

Por Fabiana Otero (SEDEME)
26/04/2021 18h39

Para alertar sobre a importância dos cuidados com o problema de saúde que já afeta cerca de 35% da população brasileira, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é lembrado nesta segunda (26), é uma data que faz parte do calendário de ações do Governo do Estado, que através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), promove o Programa Vida Ativa, que realiza atividades físicas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do idoso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos e por conta do estreitamento das artérias o coração funciona com maior esforço para bombear o sangue para todo o organismo. Além disso, por ser silencioso, esse tipo de problema de saúde ainda não foi diagnosticado em metade da população brasileira.

Quando a hipertensão não é tratada corretamente ocorrem diversas complicações cardiológicas ou doenças renais, podendo ainda provocar a perda de visão e aneurismas nos vasos cerebrais. Entre os fatores de desenvolvimento que levam ao desenvolvimento desta patologia estão o sedentarismo, a obesidade e a diabetes.

Com o objetivo de estimular o estilo de vida saudável, através da prática regular de atividades físicas, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) lançou há 20 anos o Programa Vida Ativa, que é uma das principais iniciativas que vem contribuindo de forma significativa para a prevenção contra a hipertensão arterial voltada para a população da terceira idade no Estado do Pará.

De acordo com o diretor técnico de Esporte e Lazer, Erivelto Pastana, o programa desenvolve uma série de atividades voltadas para a terceira idade, como, por exemplo, hidroginástica, natação, caminhada, dança, alongamento, voleibol, yoga, xadrez e memorização. Além da orientação que é feita por professores de educação física qualificados e também por supervisores técnicos de gestão, esporte e lazer, a iniciativa também conta com a supervisão de dois médicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sendo um especialista em clínica geral e outro em cardiologia.

Erivelto também ressalta que os exercícios físicos são fatores importantes para garantir a prevenção contra a pressão alta. A sugestão é realizar uma hora de treino aeróbico e anaeróbico com intensidade moderada, intercalando entre os dias da semana, para evitar sobrecargas no coração.

Para assegurar um bom desempenho nos treinos do Programa Vida Ativa, o diretor técnico de Esporte e Lazer também lembra que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a recomendação que é os indivíduos hipertensos realize exercícios físicos de forma regular desde que submetidos à avaliação clínica prévia. “Também é importante que o treinamento seja baseado em resultados obtidos em testes ergométricos que detectam respostas anormais aos exercícios observando a curva de hipertensão arterial”, destacou.

A aluna do Programa Vida Ativa do Polo Tuna, Fátima Mourão, de 69 anos, conta que é hipertensa, mas controla a doença com a ajuda de medicamentos. Ela revela que sempre gostou de praticar exercícios, pois acredita que o esporte traz benefícios para a saúde. “Eu sempre fiz atividades físicas e, além da socialização entre amigas, melhorou muito a parte cardiológica também. Eu gostava mais das aulas de ritmos e de hidroginástica. Sem dúvida, os exercícios adequados, com moderação e bem orientados, melhoram o colesterol, a glicemia assim como também todo o sistema nervoso”, enfatizou.