Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

SEAC realiza webnário sobre o Programa TerPaz

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
26/04/2021 19h46

A Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac) realizará seu primeiro Webinário, que terá como tema ‘’Percursos para uma Governança Participativa – Experiências e Práticas do TerPaz”. O evento começa nesta terça-feira (27), às 19h e terá a duração de quatro dias, com transmissão pelo Facebook da Seac.

O Webinário será aberto ao público em geral, e tem como objetivo, intercambiar experiências e práticas de gestão participativa no âmbito das políticas públicas. Além de sistematizar as boas práticas em torno do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), socializar as atividades e resultados das Redes Locais de Cidadania do programa e intensificar a divulgação dos resultados e tecnologias sociais obtidos a partir de experiências e práticas, bem como, conhecer e compartilhar experiências de governança local.

‘’Nós pensamos na promoção de um Webinário para a gente sistematizar as nossas práticas, que ocorrem praticamente há dois anos, no âmbito das redes locais de cidadania, que é uma instância de governança do programa Territórios pela Paz. Além dos gestores locais que estão no âmbito dos territórios como diretoras, os comandantes das unidades policiais, os profissionais que estão na ponta, ela conta também com os representantes da sociedade civil devidamente selecionados por editais publicados no âmbito do Estado. Então durante esses dois anos, a gente tem observado algumas práticas e gostaríamos de sistematizar e conhecer outras práticas de outros estados na busca de referenciais para o programa", ressaltou Juliana Barroso, Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac.

No primeiro dia (27), será realizada a abertura do evento no qual será explicado os objetivos do Webinário, o papel das Redes Locais de Cidadania (o que são, o que fazem, como são ativadas, desafios e prospecções), e a apresentação da proposta da programação, com a participação especial da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, do Secretário Estratégico de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri e o Diretor Geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Julio Alejandro Quezada Jelvez, com a intermediação da Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania Juliana Barroso.

Os dias 28, 29 e 30 serão destinados aos debates das mesas redondas, serão dois por dia, compostas por expositores e mediadores, com participação de servidores locais e convidados de outros estados. 

‘’Já trabalho há mais de 20 anos em organizações sociais e sempre valorizando a questão da mobilização social e da participação nos espaços cívicos e de construção da democracia. Ao longo dessa trajetória trabalhando com projetos de juventude em comunidades no Rio de Janeiro, sempre foi valorizado o papel da participação ativa do jovem, que é o nosso público principal, como um ator fundamental, como referência desse processo, uma vez que as políticas estavam voltadas para eles’’, ressaltou uma das expositoras convidadas, Leriana Figueiredo, representante do Instituto Reação do Rio Janeiro.  

O empreendedorismo feminino será um dos temas abordados entre as mesas. A coordenadora do Projeto ‘’Ela Pode’’, Jana Boghi, ressaltou a importância desse assunto e falou sobre esse projeto inovador que faz parte do programa TerPaz. ‘’O Ela Pode é um projeto voltado para o estímulo da autonomia financeira e sócioemocional de mulheres pela perspectiva do empreendedorismo feminino, entendendo que é muito importante que a mulher construa sua autonomia financeira e socioemocional para que ela seja protagonista das suas escolhas’’, afirmou.

As estratégias de segurança pública para atuação no território também será um dos temas discutidos durante o Webinário. “Para reafirmar esse compromisso de buscar sempre evoluir, a Policia Militar acredita no programa TerPaz, porque não se resume a construções de prédios ou iniciativas apenas filantrópicas, mas são políticas públicas de segurança e sociais, visando atingir as causas primárias que levam a violência, utilizando para esse fim, estratégias e ações concatenadas com os diversos órgãos governamentais”, disse o Comandante da 4°Companhia do 20 BPM, Capitão Denison Souza, que participará do Webinário no último dia do evento.

O Webinário “Percursos para uma Governança Participativa - Experiências e Práticas do TerPaz” será transmitido ao vivo e ocorrerá das 19h às 20h30. Após o evento, todo o conteúdo ficará disponível nas redes sociais da Seac. 

Confira programação:

1° Dia 27 de abril de 2021 

Horário: 19h-20h30

Formato: Live - Palestra de Abertura
Participantes : Abertura: Daniela Barbalho, Primeira dama do Estado do Pará, Juliana Barroso, Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania

Palestrante: Ricardo Balestreri, Secretário Estratégico de Articulação da Cidadania)

Debatedor: Alejandro Quezada, Diretor do Núcleo de Relações Interinstitucionais

Tema: Uma política pública chamada TerPaz – perspectivas e desafios 

2° Dia: 28 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participante: Haydée Caruso, Universidade de Brasília (UnB)

Mederiá Brandão, Jovem da Cabanagem 

Mediadora: Vanessa Vasconcelos, Diretora da Funtelpa 

Tema: O protagonismo das juventudes nas políticas públicas

Horário 19h50-20h30 

Mesa Redonda 2
Participantes: Kelly Mendes, Gestora do Território Guamá 

Leriana Figueiredo, Instituto Reação/RJ

Mediadora: Ida Pietricovsky (UNICEF)

Tema: Diálogos sobre Mobilização Social: a construção de referenciais 
 

3° Dia: 29 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participantes: Gabriella Oliveira, Gestora do Território Terra Firme

Weligton Frazão, Periferia em foco

Mediador: Paulo Garcia (SEAC)

Tema: Mídia e Terpaz: estabelecendo relações com o Território


Horário: 19h50-20h30 
Mesa Redonda 2

Participantes: Jana Boghi, Diretora Executiva do Coletivo Ela Pode + Juliana Chaves, Gestora do Território do Bengui

Amanda Pimentel, Coordenadora Institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Mediadora: Carol Sales – Gerente de Território 

Tema: Mulheres empreendedoras 

4° Dia: 30 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participantes: Amanda Engelke, Gestora do Território Nova União/ São Francisco e Delma Braga, Gestora do Território Jurunas.

Luciane Patrício, Universidade Federal Fluminense 

Mediação: Francisco, Coletivo Terra Firme 

Tema: Arranjos locais para uma participação social efetiva  H

Horário 19h50-20h30 

Mesa Redonda 2
Participantes: Cap. PMPA Denison Souza e Gabriella Oliveira, Comandante da 4° Companhia-20° BPM da Terra Firme, e Gestora do Território Terra Firme, respectivamente

Ten.PMPA Ellen Marques, GPA 

Mediador: Vitor - Gestão do Território do Icuí 

Tema: Estratégias de segurança pública para atuação no território