Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil prende investigado por crimes praticados contra mulheres, com uso da web

Suspeito deve responder por Falsa Identidade, Invasão de Dispositivo Informático, Divulgação de fotos íntimas contra, no mínimo, 10 vítimas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
29/04/2021 13h37

Policiais civis da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV) cumprem mandado A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV), cumpriu mandado de prisão preventiva, busca e apreensão e quebra de sigilo telemático, contra um homem, durante a “Operação You”, na manhã desta quinta-feira (29), em Belém. 

O suspeito é investigado pelos crimes de Falsa Identidade, Invasão de Dispositivo Informático, Divulgação de fotos íntimas e Constrangimento Ilegal contra mulheres. Segundo as investigações, até o momento, mais de 10 vítimas foram identificadas. O trabalho policial se iniciou há cerca de seis meses e a maioria das mulheres são estudantes de uma instituição de Ensino Superior (IES). 

De acordo com a PC, o suspeito iniciou os atos criminosos em 2016, e seguia cometendo-os. Há indícios de que o homem alcançou um número grande de mulheres. O preso utilizava de engenharia social para obter senhas de contas de e-mail e invadir drives e redes sociais das vítimas para obter fotos e informações pessoais delas arquitetando uma rede criminosa, para fazer outras vítimas em seguida. 

A titular da DCCV, delegada Lua Figueiredo, alertou para esse tipo de golpe, ressaltando a importância de sempre se ter a confirmação da identidade da pessoa com quem se troca qualquer informação via redes sociais e para que não se forneça senhas.

“Reforçamos um alerta, pois em muitos casos as mulheres estão mais vulneráveis nas redes para esse tipo de crime. É necessário evitar qualquer troca de fotos intimas pelas redes sociais, além de senhas. Às vezes, parece inofensivo fornecer uma senha de e-mail, porém, a partir dessa rede, eles podem ter acesso a todas as outras e obter informações pessoais para fins criminosos”, ressaltou a delegada Lua Figueiredo.

Durante a ação, nesta quinta-feira, foram apreendidos dois aparelhos telefônicos, além de chips e um notebook que serão periciados para esclarecer o modo de atuação e reunir provas contra os crimes praticados. 

"Continuaremos as investigações a partir da oitiva, análise de todos os materiais apreendidos e da quebra do sigilo telemático, o que nos permitirá ter acesso aos conteúdos armazenados por ele", concluiu a titular da DCCV.

Após a prisão, o suspeito foi conduzido a unidade policial onde foi ouvido e, posteriormente, será encaminhado ao sistema penitenciário. Ele já está à disposição da Justiça. A ação contou com o apoio de peritos da Polícia Científica o Centro de Pericias Cientificas Renato Chaves.

Denúncia – Qualquer denúncia de vítimas de casos similares e de outros, podem ser feitas pelos números 181 e 98115-9181 (mensagens via whatsapp). Também de forma presencial na Divisão Especializada, na Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Governador Magalhães Barata, 209, no bairro de Nazaré, em Belém.