Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"AMOR MATERNO"

Polo Joalheiro lança coleção de joias 'Seja amor', inspirada no Dia das Mães

Peças em ouro e gemas variadas integram a exposição, que está aberta à visitação até 09 de maio, no Espaço São José Liberto

Por Fabiana Otero (SEDEME)
29/04/2021 19h15

Com o tema “Seja amor”, a coleção de joias alusivas ao “Dia das Mães 2021” foi lançada nesta quinta-feira (29) em uma exposição, que pode ser visitada até 09 de maio, no Espaço São José Liberto. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia  (Sedeme), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que administra o espaço, e o Coletivo de Empreendedores de Joias do Programa Polo Joalheiro do Pará.

A programação faz parte do Projeto Retoma Pará, que destaca dentre seus objetivos o restabelecimento econômico gradativo e seguro dos setores produtivos do Estado.

De acordo com a diretora-executiva do Igama, Rosa Helena Neves, a ambientação da exposição com o tema “Seja amor” foi feita a partir do olhar lúdico em relação às frases ditas pelas mães aos seus filhos no cotidiano, exemplificando simplicidade, leveza e amor materno. “Sabemos que é uma data muito importante para o mercado e também para a sociedade, porque simboliza o amor. Por isso, representamos isso em uma coleção coletiva, com a participação de designers de empresas, microempreendedores e lapidários”, ressaltou.

Rosa Helena Neves destacou, ainda, que as peças da coleção foram criadas por designers paraenses, que utilizaram uma variedade de gemas, incluindo granada, ametista, topázio, diamante, esmeralda, quartzo verde, pérola, quartzo fumê, green gold, coral, ágata negra, citrino, rubi, safira, água marinha, jade, olho de tigre e quartzo branco.

Inspiração e técnicas - Aliado ao design autoral contemporâneo e a um trabalho de ourivesaria com técnicas clássicas e inovadoras, a mostra conta com 74 peças, algumas produzidas com a técnica incrustação paraense, desenvolvida por profissionais do Polo Joalheiro, representando flores, como orquídeas, girassóis, helicônias e rosas.

A designer Altairley Mendonça, que trabalha no Polo Joalheiro desde 2017, participa da exposição. Uma de suas criações é o anel “Coração Generoso”, que remete à importância da generosidade da figura materna, potencializada no período de pandemia. Na confecção da peça, ela utilizou ouro. Em outras joias, a designer recorreu à técnica de incrustação paraense para homenagear a cultura do Pará. Sobre a exposição, ela disse que, “sem dúvida, é uma oportunidade não só de expor o que a gente criou, mas demonstrar o sentimento de estar representando todas as mães, sendo uma forma de homenagem a elas”.

Também participam da exposição os seguintes designers, microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas: Brenda Lopes, Celeste Heitmann, Felipe Braun, Helena Mergulhão, Jaqueline Bertizzolo, Jéssica Pereira, Jorge Gabriel, José Leuan, Joseli Limão, Jorge Duarte, Júlia Mendes, Lídia Abrahim, Yanne Alves; Amazonita, Amorimendes, Arco da Memória, BL Joias e Acessórios, Brilho da Mata, Celeste Heitmann, Danatureza, HB Design, Ourivesaria Gaia, Ourogema, Silver Store Belém e Yemara Ateliê.

A mostra reúne ainda o trabalho dos ourives Arginaldo Gaia, Francisco de Assis, Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra, Joelson Leão, José Raimundo, Rahma Gemas e Joias e Roberta Gaia, além da lapidária Leila Salame.

Serviço: Exposição Coleção de Joias “Seja amor”, alusiva ao Dia das Mães 2021. De 29 de abril a 09 de maio de 2021, no Espaço São José Liberto – área de exposição na Casa do Artesão.

Visitação: de terça a sábado - das 10 às 18 h. Domingos e feriados - das 10 às 14 h (no dia 1º de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalhador, o Espaço São José Liberto ficará aberto ao público das 10 às 14 h). Entrada franca.