Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Parceria entre Emater e Banpará garante liberação de crédito a produtor rural de Sapucaia

Financiamento foi liberado pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) e viabilizado por acordo de cooperação entre as duas instituições

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
30/04/2021 14h05

Médio produtor, Wanderson Ferreira Melo assina o contrato para a liberação do crédito firmado em cooperação entre Emater e BanparáFoi feita este mês a primeira liberação de crédito do Acordo de Cooperação Técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará ( Emater) e o Banpará, firmado no final em 2019, pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp ). O financiamento é um passo importante para a ampliação do acesso a créditos aos pequenos e médios produtores do Estado, afirma Cleude Moraes Silva, técnico em agropecuária e chefe do Escritório local da Emater em Sapucaia, no sul do Pará. 

“A liberação desse crédito foi importante por abrir mais uma opção de agente financeiro para o produtor rural financiar suas atividades. Onde pudemos aprender como funciona o crédito no Banpará, quais as linhas disponíveis no banco, bem como os trâmites para se concluir e aprovar uma operação de credito”, diz o chefe local da Emater. 

Aprendizado que é mútuo. Para a chefe de Planejamento Estratégico do Banpará, Cindy Ornela, tirar o acordo entre Emater e Banpará do papel em um período de pandemia foi um desafio superado com o empenho dos profissionais do Banpará e a experiência de campo da Emater.

“Nós tivemos um apoio muito grande da equipe da Emater no sentido de melhorar o entendimento do Banco em relação a cada região, município e atividade. E estamos vendo o resultado desse esforço com essa primeira liberação de crédito em Sapucaia”, destaca Cindy.  

Ela reforça que a liberação do primeiro crédito representa um compromisso de governo, por meio das duas instituições, com o desenvolvimento agropecuário do Estado. “Essa primeira liberação é muito mais que um crédito por si só, mas uma efetiva materialização dos resultados de uma parceria e de um comprometimento do Governo do Estado de unir os seus agentes fomentadores da atividade produtiva agropecuária no Estado”, destaca Cindy Ornela.Com o financiamento, Wanderson vai investir em aquisições para melhorar a qualidade genética do seu rebanho de 90 cabeças de gado

QUALIDADE

O primeiro crédito rural decorrente do acordo, liberado pelo Banpará, beneficia o produtor Wanderson Ferreira Melo, acompanhado desde 2006 pelo escritório local da Emater em Sapucaia. Wanderson, que começou como pequeno produtor, possui hoje 90 cabeças de gado. Por meio do financiamento do Banpará, ele adquiriu 40 matrizes bovinas nelore (de alto padrão racial e genética) e 01 reprodutor Nelore Pura Origem (PO).

“Será de grande importância para o desenvolvimento da minha atividade rural. Com a aquisição de novas matrizes irei crescer meu plantel e o touro PO trará qualidade genética para o meu rebanho”, avalia Wanderson.

A liberação do crédito ao produtor contou com o apoio da gerência do Banpará em Sapucaia. Mais propostas de crédito, elaboradas pela Emater em diferentes municípios do Estado, se encontram em análise no Banpará e em breve deverão ser contratadas.

* Por Etiene Andrade (Ascom / EMATER)