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Seduc dá apoio logístico à distribuição dos cadernos de atividades nas escolas públicas

Ação do movimento "Todos em Casa pela Educação" garante aos alunos sem acesso à internet material de apoio às aulas não presenciais na rede estadual

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
30/04/2021 14h56

Alunas do 3º ano do Ensino Médio da escola Albanizia de Oliveira Lima com os cadernos de atividades de apoio às aulas não presenciaisA Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das Unidades Seduc nas Escolas (USEs) e das Unidades Regionais de Ensino (UREs), auxiliam logisticamente as escolas da rede pública estadual em mais uma etapa de distribuição dos cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), aos alunos que não têm acesso à internet. 

Essa é uma das iniciativas do movimento “Todos em Casa Pela Educação”, lançado em março do ano passado, pela Seduc, e que continua até que o cenário epidemiológico do estado esteja favorável para o retorno presencial às salas de aula. A ação dá continuidade às práticas pedagógicas realizadas anteriormente de maneira presencial, garantindo, por sua vez, a carga horária mínima de estudos estabelecida para os alunos da rede estadual.

Os cadernos de atividades servem de apoio às aulas não presenciais. Por ser um material impresso, auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que não possuem acesso à internet móvel, além de possibilitar que eles realizem as suas atividades bimestrais. Vale ressaltar que, devido á pandemia de Covid-19, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas e, em decorrência disso, a Seduc criou diversas iniciativas para que os alunos mantivessem uma rotina de estudos em casa.

Nas localidades pertencentes às USEs, a nova etapa de distribuição do material já teve início. Na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém, a entrega está sendo feita de forma escalonada e, segundo a direção, a unidade escolar adotou uma série de medidas para garantir os protocolos de biossegurança em prevenção ao novo coronavírus, como explica o diretor do espaço de aprendizagem, Jorge Théo.

CRONOGRAMA

Diretor da Albanizia de Oliveira Lima, Jorge Theo Queiroz disse que a distribuição dos cadernos é feita com todos os cuidados preventivos “Em virtude da pandemia de Covid-19, nossa escola preparou um cronograma de entrega de atividades por ano e série, com o intuito de evitar aglomerações. A retirada ocorre na quadra da escola, por ser um espaço amplo e aberto. Também adotamos todas as medidas preventivas, desde a entrada (utilizando os termômetros para aferição da temperatura) até a entrega do material, quando disponibilizamos álcool em gel aos estudantes ou aos seus pais, além de respeitar o distanciamento social”, detalhou o diretor.

Yasmim Moraes está na 3ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual Albanízia de Oliveira. A estudante conta que tem recebido regularmente os cadernos de atividades e ressaltou a importância desta iniciativa e o compromisso da Seduc com os estudantes, além de pontuar como tem sido para ela essa nova forma de aprendizagem. 

“Os cadernos de atividades têm sido bastante úteis, porque eles reforçam os conteúdos que já estão sendo postados no Google Sala de Aula. É fato que não é a mesma coisa que um professor ensinando em sala de aula, mas acredito que isso é o melhor a ser feito neste momento, por conta da pandemia. Particularmente, não sinto nenhuma dificuldade em estudar pelo material disponibilizado nas escolas ou pelas aulas não presenciais e acredito que essa iniciativa mostra um comprometimento da Seduc com todos nós, que somos alunos da rede estadual”, relatou a estudante.

As Unidades Regionais de Ensino (UREs), situadas no interior do estado, já iniciaram a entrega dos cadernos de atividades também para os seus alunos. De acordo com a gestora da 1ª URE (Bragança), Karina Quadros, o material pedagógico contém todas as disciplinas que compõem a grade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A dirigente também destacou a importância em se disponibilizar materiais impressos aos estudantes da sua área de jurisdição, tendo em vista a dificuldade de acesso à internet na localidade.

INTERNET

“Os cadernos ou compêndios são estruturados pelas disciplinas da BNCC, ou seja, estão alocadas nas áreas de humanas e exatas, o que facilita a correção do professor. A disponibilização desses materiais é extremamente importante, pois há casos de alunos que até possuem celular ou computador, mas não têm acesso à internet. Portanto, os diretores das escolas estão tomando todo cuidado para que os materiais de estudos cheguem até esse aluno”, afirmou Karina Quadros.

É importante destacar que, devido ao atual cenário epidemiológico do estado, as aulas presenciais na rede estadual de ensino continuam suspensas e o seu retorno dependerá da liberação dos órgãos de saúde pública. As atividades escolares continuarão sendo realizadas através do movimento “Todos em Casa Pela Educação”, iniciativa que consiste na disponibilização de videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), além da plataforma digital Enem Pará, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

* Por Vinícius Leal, com colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc).