Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PONTA DE PEDRAS

Agricultores familiares recebem motores de barco e barracas para incrementar a produção

Equipamentos entregues pelo Estado vão potencializar o escoamento da produção dos pequenos agricultores do município

Por Bruno Magno (SEOP)
30/04/2021 15h53

A agricultora Maria Raimunda Trindade arruma a sua produção na barraca que recebeu do governo: "não tínhamos comércio para vender"Em agenda no município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, nesta sexta-feira (30), o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou motores de rabetas para produtores rurais do município e 20 barracas de lona para trabalhadores locais comercializarem sua produção. No dia em que o município marajoara celebra seus 143 anos, os equipamentos foram entregues por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para fomentar a agricultura familiar da região por meio do programa Pará Rural.

“As vocações da agricultura familiar também olham pela pesca, e ajudar as embarcações é ajudar seguramente o deslocamento das pessoas e aproximar as regiões do município de Ponta de Pedras", frisou o governador Helder Barbalho, durante a entrega dos equipamentos em frente à Câmara municipal.

Fáceis de manusear, as barracas entregues pelo governo do Estado vão potencializar o escoamento de produção da agricultura familiar do município, na Feira do Agricultor. “Essa barraca vai  me ajudar muito porque o comércio da agricultura familiar aqui em Ponta de Pedras é meio fraco. Produção não temos, mas não tínhamos comércio para vender e com a barraca agora vai melhorar 100%. Vamos poder vender mais, produzir mais e ter uma renda maior”, avalia a agricultora Maria Raimunda Trindade, 55 anos, uma das beneficiadas com o equipamento.

Jonas da Conceição Barbosa, frequentador da feira, diz que as barracas são uma ajuda grande aos agricultores que vêm do interiorOs equipamentos também foram aprovados pelos clientes e moradores do município. “Isso que a gente quer, uma coisa mais bonita para a cidade, o município precisa crescer mesmo, também é uma ajuda grande para os agricultores que vêm do interior para a cidade”, disse Jonas da Conceição Barbosa, de 62 anos, frequentador da feira.

MOTORES

Os 33 motores entregues aos produtores serão utilizados nas embarcações para que eles possam se deslocar e escoar a produção. “Os equipamentos serão de suma importância, ja que Ponta de Pedras tem uma grande vocação para a agricultura familiar. Nós vamos transformar esses equipamentos em ferramentas de trabalho para desenvolver os programas da agricultura no município para gerar trabalho e renda para nossa gente”, comemorou Consuelo Castro, prefeita de Ponta de Pedras.

Além do governador do Estado, do presidente da CPH, Abraão Benassuly; do titular da Sedap, Alfredo Verdelho; do chefe da Casa Civil do Estado, Iran Lima; da prefeita municipal e de vereadores municipais, participaram da agenda os deputados estaduais Cilene Couto, Wanderlan Quaresma, Luth Rebelo,  Orlando Lobato e deputados federais Júnior Ferrari, Hélio Leite, e o secretário regional do Marajó, Jaime Barbosa.