Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Estado entrega nova estrutura do Posto Policial Destacado em Algodoal

O investimento no espaço garante melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento às demandas da população

Por Aline Saavedra (SECOM)
30/04/2021 17h59

O novo Posto Policial Destacado é mais um investimento do Estado em AlgodoalO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta sexta-feira (30) um novo Posto Policial Destacado para a Vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, na região Nordeste. O Posto pertence ao 5º Batalhão de Polícia Militar, vinculado ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III).

O prédio onde funciona o PPD recebeu investimentos para total readequação, com novo piso, pintura e telhado, além de espaço para atendimento ao público, alojamento feminino e masculino, cozinha e depósito. Um avanço significativo na segurança pública, por proporcionar um melhor ambiente de trabalho e descanso aos profissionais que desenvolvem suas funções na região.Governador Helder Barbalho (d) no descerramento da placa durante o ato de entrega do PPD

O governador Helder Barbalho destacou a importância de reaparelhar o PPD em Algodoal. "É fundamental, primeiro, garantir qualidade ao ambiente de trabalho, e também compreender que essa região, aos finais de semana e feriados, tem uma migração populacional muito importante. Cerca de duas a três mil pessoas vêm para cá prestigiar as belezas naturais. Nós precisamos estar com os equipamentos de segurança adequados para cuidar de quem mora aqui e de quem visita. E com este posto, certamente, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública estão reforçadas para melhorar, dar condição de trabalho e, principalmente, promover paz para a população local", frisou o governador.A readequação do espaço oferece comodidade aos agentes de segurança e moradores

No posto há atuação ininterrupta de policiais militares, e durante as operações de veraneio e feriados prolongados se torna o ponto de apoio para os militares do Corpo de Bombeiros Militar. De forma integrada, os agentes de segurança pública garantem um ambiente mais protegido à comunidade local e aos frequentadores da vila.

Transformação - "Esse novo posto da PM em Algodoal representa mais qualidade de trabalho e dignidade para nossos policiais. Para quem conheceu esse posto antes, viu que não apresentava as mínimas condições de recepcionar o público e os policiais para trabalhar. Nós não tínhamos sequer um ponto de atendimento para a população, que era feito na porta do posto. Agora, nós temos o atendimento ao público, uma área de descanso digna, tanto masculino quanto feminino, uma área para guardar o quadriciclo, que também foi um equipamento trazido por nós recentemente. O trabalho da polícia na Vila de Algodoal especificamente, além da segurança pública, tem uma interação muito profunda com a sociedade. Agora, oferecemos condições de trabalho para os nossos policiais, mas também dignidade para a população que precisa do apoio da polícia", disse o titular da Segup, Ualame Machado.

Moradora da Vila de Algodoal há 18 anos, Edilza D'Ávila definiu o investimento como "ótimo! Muito positivo. Sem dúvida alguma é fundamental para todo morador da vila se sentir mais protegido. A parceria entre o poder público e a sociedade é fundamental, e estamos aqui para trabalharmos juntos e sempre alcançarmos mais melhorias", garantiu. 

O secretário Ualame Machado, ao lado de policiais que atuam na regiãoO coronel Dilson Júnior, comandante-geral da Polícia Militar do Pará, reforçou que o local é muito procurado por turistas, e com o novo espaço os agentes de segurança pública terão um local melhor para entregar um serviço de qualidade à população, e também para o devido descanso. "Nós estamos muito felizes de poder inaugurar essa obra. A Ilha de Algodoal é um destino turístico muito importante dessa região do Salgado (área de influência do Oceano Atlântico), e a Polícia Militar necessitava de instalações dignas, não só para o pessoal que é fixo aqui, mas também para os agentes que reforçam o efetivo nos feriados e na operação de veraneio, quando a Ilha recebe um fluxo muito grande de turistas. Geralmente, ficava improvisado, mal alojado em escolas. Agora, nós vamos ter condições dignas, não só para policiais masculinos, mas também policiais femininos. Dessa forma, o policial vai ter condições dignas de ficar alojado, de poder descansar e ir para o seu turno de trabalho com toda saúde, para render na atividade, pois o policiamento em área de praia, sol o dia todo, desgasta", observou o comandante-geral da PM.

Radiocomunicação – Em julho do ano passado, a Segup instalou um rádio base e antena 3x5/8, juntamente com toda a estrutura de cabeamento necessária, para fortalecer a comunicação dos policiais militares que atuam na segurança da Ilha. Na prática, os policiais militares já podem informar as ocorrências, solicitar apoio e trocar informações com o Núcleo Integrado de Operações (NIOp) de Castanhal, que tem canal direto com o Centro Integrado de Operações (Ciop), abrangendo todo o Estado e possibilitando mais celeridade ao atendimento.

Helder Barbalho, Ualame Machado e autoridades locaisAnteriormente, a comunicação do efetivo local era improvisada, usando aplicativos de mensagem, quando era possível obter sinal da operadora de telefonia celular.

Lancha – Em julho de 2019 foi entregue à região uma lancha ao Grupamento Fluvial (GFlu), para ser utilizada no policiamento preventivo e ostensivo na localidade. Foi a primeira vez que a Ilha recebeu um aparato de segurança deste tipo, além de um quadriciclo, que passou a integrar a frota. Com ele, os PMs realizam rondas diariamente pela vila.

Participaram da entrega deputados estaduais, prefeitos da região, vereadores e representantes do Sistema de Segurança Pública.