Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMAGEM

Novo tomógrafo de tecnologia avançada entra em funcionamento na Santa Casa

Aparelho de alta performance ajudará também no diagnóstico de casos suspeitos de Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
03/05/2021 11h53

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) acaba de colocar em funcionamento um tomógrafo de alta performance, que mais do que dobrará a capacidade atual de atendimento dessa natureza de exames de imagem, com resultados duas vezes mais precisos e mais rápidos. A estrutura representa, ainda, acessibilidade diferenciada, porque comporta pacientes de até 180 quilos.

Instalada definitivamente na última sexta-feira (30), a máquina também ajudará no diagnóstico de casos suspeitos de Covid-19 encaminhados pelo sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), já que o Hospital funciona como unidade de retaguarda do Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia.

“É um aparelho completo, que satisfaz as nossas demandas clínicas, de exames comuns, contrastados e de angiotomografias, para pacientes internados, pacientes de programas da Santa Casa e pacientes encaminhados pela Sespa. Operamos 24 horas, inclusive à noite, na solicitação de urgência e emergência. Usamos toda a ciência a nosso favor”, explica o gerente de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa, José Roberto Jr.

A aquisição da tecnologia faz parte de um processo de modernização do parque de imagem, iniciado ano passado, quando foram incorporados novos mamógrafos e aparelhos de raios-x. A expectativa é de mais um outro tomógrafo em breve.

Atendimento Geral

O paciente Rodrigo Silva, 32, por exemplo, que sofreu uma queda de moto, vive a expectativa de um tratamento mais direcionado para o joelho, a partir dos resultados de exames de imagem, realizados na manhã desta segunda-feira (3), na dinâmica regular de atendimento por encaminhamento da Santa Casa. “Acho que o médico resolve melhor o que fazer, a partir do momento em que enxerga a gente por dentro”, considera.

Por: Aline Miranda (Ascom/ Santa Casa).