Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIAS NA FROTA

Seap recebe três novos ônibus doados pelo Depen

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/05/2021 17h16

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu, durante evento voltado à segurança pública realizado em São Paulo, três ônibus para uso no sistema prisional paraense, que irão complementar os já existentes a frota do sistema. Como mecanismo para a contínua melhoria da infraestrutura no sistema penal do Pará, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) realizou a doação de ônibus para as secretarias estaduais de administração penitenciária. Cada veículo é climatizado e possui 28 lugares para pessoas privadas de liberdade e sete poltronas reclináveis para uso da escolta policial.  

A entrega, que compõe o projeto federal “Mãos à Obra” do Depen, contou com a presença do Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; acompanhado do Secretário-adjunto Coronel Arthur Moraes e da Diretora de Licitação, Contratos e Convênios da Seap, Larissa Beltrão. A iniciativa visa auxiliar a secretaria para a promoção de avanços na custódia humanizada.  

O secretário Jarbas Vasconcelos (d) e diretores da Seap, acompanhados do diretora-geral do Depen, Tânia Fogaça, e do ministro da Justiça, Anderson TorresO secretário Jarbas Vasconcelos ressalta que com o uso destes ônibus as ações penitenciárias serão feitas com mais segurança e conforto. "Aparelharemos ainda mais a infraestrutura e logística do trabalho prisional. Na oportunidade, convidamos a Diretora Geral do Depen, DPF Tânia Fogaça e o Ministro da Justiça, DPF Anderson Torres, para conhecerem o novo sistema prisional do Pará, o que esperamos que aconteça em breve. Temos conquistado melhorias em todos os âmbitos prisionais e a estrutura é uma delas, com casas penais novas, outras reformadas e com a evolução nas frotas", destaca.  

Para o Ministro de Justiça, DPF Anderson Torres, o Departamento Penitenciário Nacional é muito importante para o contexto da segurança pública no Brasil, sendo a entrega desses veículos uma afirmação do seu compromisso com as pautas do sistema penal. “Os sistemas penitenciários estaduais estão com excelentes competências que colaboram muito para redução da criminalidade de todo o país”, ressaltou.

Frota - Em agosto de 2020, durante ato solene no Palácio do Governo do Pará, a Seap recebeu outros 13 veículos para serem utilizados nas atividades e ações realizadas no sistema penitenciário do Pará, sendo 11 viaturas furgão e dois ônibus cela, ambos doados pelo Depen.