Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Programa Asfalto Por Todo o Pará avança em Almeirim, no Baixo Amazonas

Sedop concluiu a primeira etapa de obras, beneficiando cerca de 35 mil moradores da cidade

Por Bruno Magno (SEOP)
06/05/2021 13h21

O programa Asfalto Por Todo o Pará, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), concluiu a primeira etapa de obras, beneficiando e mudando a realidade dos habitantes do município de Almeirim, na região do Baixo Amazonas. Até o momento, já foram pavimentadas nove ruas, totalizando 3.200 metros de asfalto e beneficiando cerca de 35 mil moradores da cidade.

Se antes as pessoas enfrentavam problemas como buracos e alagamentos, agora a realidade é outra. As novas vias garantem infraestrutura, mobilidade, segurança e qualidade de vida. O aposentado Manoel dos Santos, de 86 anos, é umas dos centenas de beneficiados pelo asfalto na Alameda Dr. Daniel Keith Ludwig, que fica próximo à orla da cidade.

O morador Paulo Moura elogiou as melhorias na rua, após as obras realizadas pelo Estado

“Antes tinha uma buracada enorme por aqui e muita lama, mas agora melhorou bastante pra gente que trabalha na feira e faz as nossas vendas. Mas espero que a cidade melhore muito mais”, disse ele, que mora com a família há mais de 40 anos em Almeirim.

A mesma opinião é compartilhada por Paulo Moura, morador da travessa Presidente Tancredo Neves, também no centro da cidade. “O asfalto melhora porque facilita a sua mobilidade, tanto para quem caminha, utiliza carro ou bicicleta, enfim, ele melhora em tudo, a saúde, a qualidade de vida, você deixa de andar na lama e no alagado”, explica ele, destacando que a sinalização e o meio-fio também foram importantes para infraestrutura.

Manoel dos Santos também agradeceu os serviços e aguarda novas obras na cidadePromovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o programa do Governo do Pará executa obras de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas de mais de 90 municípios paraenses, como Almeirim.

“Os serviços de pavimentação asfáltica que foram realizados na cidade Almeirim, através do programa Asfalto Por Todo o Pará, contemplaram nove ruas. A principal delas foi a Vereador José Santana, com um total de 1.473 metros de extensão. É a rua que corta a cidade ao meio, uma rua importante no sistema viário da cidade de Almeirim, que levou, através da Rua Nossa Senhora da Conceição, acesso até a orla da cidade”, destaca Manoel Ribeiro, engenheiro responsável pelas obras no município.

Ainda de acordo com o engenheiro, os serviços também contemplam as regiões mais afastadas da cidade que necessitam de infraestrutura. "Também foi pavimentada uma rua que contempla um bairro afastado de Almeirim (Rua Cidade Verdade III), que tem um programa social de habitação muito importante para o município. Ao total, foram 3.200 metros de ruas asfaltadas, totalizando 21 mil m², além de um benefício muito grande para Almeirim", finaliza ele.

Veja as ruas já asfaltadas no município:

1 - Travessa Adolfo Macedo: Entre R. Beira Rio e R. Dona Hozana;
2 - Trav. Raimund Rabelo: Entre R. Dona Hozana e R. Girassol;
3 - Tv. N. Sra. da Conceição: R. Girassol e Rua Lameira Bittencourt;
4 - R. Ver. José Santana da Fonseca: Tv. José Marques da Silva e Tv. Areia Branca;
5 - Tv. Pres. Tancredo Neves: Entre Beira Rio e Rua Dona Hozana;
6 - Alameda Dr. Daniel Keith Ludwig: Entre Tv. Pres. Tancredo Neves e Tv. Adolfo Macedo;
7 - Tv. Ulisses Guimarães: R. Sete de Setembro e R. Ver. Pedro Calda Batista;
8 - R. Raimundo Castro da Fonseca: Tv. José Marques da silva e Tv. Ulisses Guimarães;
9 - Cidade Verdade III: Sub-50.