Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E EMPREENDEDORISMO

Seaster orienta empreendedores contemplados pelo Programa Fundo Esperança

Ao menos, 143 trabalhadores, de diversos segmentos econômicos, têm capacitação sobre plano de negócios, educação financeira, atendimento ao público

Por Governo do Pará (SECOM)
06/05/2021 13h31

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Coordenação de Empreendedorismo e Economia Solidária, vem orientando os empreendedores contemplados no Programa Fundo Esperança. Atualmente, 143 trabalhadores, de diversos segmentos econômicos, são orientados sobre a cultura empreendedora a partir de temáticas como plano de negócios, o Microempreendedor Individual (MEI), educação financeira, precificação, vitrinismo (técnicas de montagem de vitrines) e atendimento ao público.

Um dos beneficiados do Fundo Esperança é Francisco Souza. Ele informou que utilizou o empréstimo financeiro para abrir o seu primeiro restaurante, após ficar desempregado no início deste ano. "De posse do dinheiro, fui orientado pela Seaster, de forma online, a aplicar o dinheiro da melhor forma possível. Me organizei, comprei insumos, e hoje o meu restaurante está em pleno funcionamento, comercializando, por enquanto, por delivery (entrega a domicílio). Sou microempreendedor individual, estou legalizado e tenho muito orgulho disso", garantiu ele.

O Fundo Esperança assegura financiamento para empreendedores que enfrentam os impactos econômicos negativos da pandemia da Covid-19. O Programa é gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e operacionalizado pelo Banpará.

A Seaster entra com a assistência ao pequeno e médio empreendedor, oferecendo consultoria ao empreendedor contemplado. Coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Silvia Baeta explica que os 143 empreendedores cadastrados são dos segmentos de embelezamento, gastronomia e confecção.

"O objetivo é apoiar, organizar e fomentar iniciativas de produção familiar, comunitária, entre outras atividades econômicas, por meio de ações de formação e qualificação dos trabalhadores, contribuindo para a inclusão social, profissional e a redução das desigualdades sociais", afirmou Baeta. 

Uma das temáticas abordadas nas atuais capacitações é a educação financeira, voltada para a gestão do negócio de maneira organizada, onde o empreendedor é incentivado a desbravar e entender o que, de fato, é seu objeto no mercado. Na prática, a educação financeira trata de um conjunto de ações e procedimentos que devem ser seguidos na busca do sucesso do negócio. 

"Além do dinheiro, que foi fundamental, já que fortalece a economia e gera empregos, a orientação da Seaster é importante, pois garante um acompanhamento direto de todas as etapas de investimento do dinheiro, que chegou em ótima hora, para mim. Pretendo contratar, em breve, meu primeiro funcionário. Meu objetivo é crescer, sempre", destacou o empreendedor Francisco Souza.  

Fundo Esperança

Em 2021, o Programa disponibiliza mais R$ 150 milhões para os 52.435 empreendedores de todas as regiões do Pará, que garantiram as inscrições pelo site oficial do Fundo. De acordo com o Banpará, os inscritos têm o prazo de até 45 dias para comparecerem às agências com a documentação necessária para a assinatura do contrato e, após, efetuar o saque, o que garante que o recurso não fique parado. Ainda, segundo o Banpará, caso a pessoa inscrita não saque o recurso disponível, o dinheiro retorna à instituição para ser disponibilizado para aqueles que necessitam do financiamento.

Entre as vantagens especiais oferecidas pelo financiamento do Programa Fundo Esperança estão a taxa de juros de 0,2% ao mês, além do prazo para pagamento de até 36 meses e carência de 180 dias para pagar a primeira parcela. É possível, por exemplo, a tomada de novos financiamentos por quem já foi  beneficiado pelo Programa, no ano de 2020, desde que adimplente na primeira edição. 

*Por Rodrigo Reis.