Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Documento foi elaborado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual) e traz informações para a população, igrejas e estabelecimentos comerciais

Por Mozart Lira (SESPA)
07/05/2021 16h50

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual), divulgou nesta sexta-feira (07), um documento completo com uma série de orientações importantes para a população, estabelecimentos comerciais e igrejas.

Todas as orientações têm como base legislações estaduais e federais e outros dispositivos legais e protocolos sanitários estabelecidos pelo Programa RetomaPará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. 

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Milvea Carneiro, os municípios poderão fixar regras mais rígidas, caso sejam necessárias ao controle epidemiológico em seus territórios, em relação ao Dia das Mães.

O ideal, frisou a diretora, é que sejam evitadas as comemorações presenciais, mas caso sejam realizadas, devem ser rigorosamente adotadas as medidas preventivas tais como distanciamento físico para evitar aglomerações. E é importante garantir a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, uso obrigatório e correto de máscaras, não compartilhamento de objetos e materiais de uso individual, limpeza e desinfecção de superfícies e ventilação ambiental.

A primeira recomendação contida no documento se refere às pessoas já vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses. "É importante frisar que estar vacinado não impede de ter a doença, pois ainda que vacinado pode se ter sintomas leves ou até ficar assintomático. Por isso, o melhor ainda é manter o distanciamento social”, frisa o texto.

Aos estabelecimentos comerciais, o documento emitido pela Vigilância recomenda aos lojistas que forneçam “insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes, assim como disponibilidade de lavatórios com água e sabão líquido, papel toalha, lixeiras com tampa sem acionamento manual, com álcool 70% em pontos estratégicos, além de seguir o distanciamento recomendado de 1,50 metros entre as pessoas e só permitir o acesso dos clientes mediante o uso da máscara”. 

Em relação específica ao Dia das Mães, o documento chama a atenção ainda para a pessoa do grupo de risco que optará por participar de celebrações: recomenda-se dar preferência a comemorações familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações ou participar de forma remota.

Igrejas e templos - Quanto às celebrações religiosas próprias dessa data, a orientação é evitar aglomerações com controle do fluxo de pessoas/agendamento de participantes em cada evento, manter o distanciamento de 1m50 entre as pessoas, exigir o uso obrigatório de máscara, uso de álcool a 70%; aumentar a quantidade de celebrações nas instituições religiosas; estimular os membros a assistirem de forma remota às celebrações e seguir todas as medidas sanitárias já divulgadas.      

Em cemitérios, o documento recomenda que os responsáveis pelos cemitérios se estruturarem para abertura antecipada ao Dia das Mães para evitar aglomeração e exigir o uso de máscara por todos os visitantes, trabalhadores dos cemitérios e dos vendedores de flores, velas e alimentos, além de evitar a realização de celebrações ou encontros nas capelas dos cemitérios; evitar o uso de filtros de água ou bebedouros de uso coletivo; suspender o consumo de alimentos e bebidas nos cemitérios, sobretudo nas áreas fechadas e manter sanitários providos de sabonete líquido, toalha descartável e lixeiras com tampa acionadas por pedal.

O documento apresenta medidas específicas destinadas aos visitantes dos cemitérios, como as seguintes: as pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e pessoas com comorbidades) devem evitar a ida aos cemitérios e às celebrações religiosas ou escolher horários com o fluxo menor de pessoas, e ainda evitar a circulação em locais com aglomerações; levar sua própria garrafa de água para beber e álcool 70% para assepsia das mãos; fazer visitas breves, permanecendo no local somente o tempo necessário para as homenagens; não receber panfletos nas portas dos cemitérios; ao levar flores e velas, evitar compartilhar esses artigos com outras pessoas, de modo a prevenir a transmissão cruzada do novo coronavírus - da superfície dos objetos para as mãos das pessoas, e vice-versa, além de evitar ficar tocando em superfícies, como túmulos e objetos de decoração, como fotos, crucifixos e arranjos de flores.

Para evitar acidentes, a Visa Estadual alerta que o visitante tenha muito cuidado com o manuseio do álcool 70% no momento de acender as velas e como uso próximo a locais com velas acesas, pois o álcool é uma substância altamente inflamável, tanto na forma em gel como líquida, capaz de causar incêndios e queimaduras graves.

Ao retornar para suas casas, os visitantes devem tomar todas as medidas de higienização já divulgadas desde o início da pandemia, principalmente em relação a roupas, sapatos e demais objetos pessoais. Importante também é que, ao voltarem dos cemitérios, os visitantes não toquem em crianças e idosos antes de reforçar os procedimentos de higiene corporal. 

Uma medida importante é que as pessoas com resultado positivo ou com suspeita de Covid-19, e que estejam no período de 14 dias de isolamento, fiquem em casa.

Limpeza e desinfecção – A Visa reforça que os procedimentos de limpeza e desinfecção sejam feitos com produtos devidamente aprovados pela Anvisa, em todos os ambientes, superfícies e equipamentos, minimamente antes do início e ao término das atividades; seguindo as instruções do fabricante para todos os produtos, ressaltando que os desinfetantes com potencial para desinfecção de superfícies incluem aqueles à base de cloro, álcoois, alguns fenóis e alguns iodóforos e o quaternário de amônio.

É importante nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Outras medidas são utilizar a varredura úmida, que pode ser feita com esfregão ou rodo e panos de limpeza de pisos e realizar o descarte adequado de resíduos provenientes do uso de objetos pessoais descartáveis como lenços e máscaras, preferencialmente separados em sacos e em lixeiras de acionamento não manual.

A Visa Estadual orienta, ainda, que as Vigilâncias Municipais devem verificar se as medidas de prevenção estão sendo cumpridas, assim como as normas gerais e locais específicas sobre a atividade. Os municípios também podem fixar regras mais rígidas, caso sejam necessárias ao controle epidemiológico da Covid-19 em seus territórios.

Mais sobre a Covid-19

Sobre a Covid-19, a Sespa reitera que trata-se de uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a transmissão dela ocorre de pessoa a pessoa pelo contato próximo com um indivíduo infectado ou por contágio indireto, ou seja, por meio de superfícies e objetos contaminados com secreções de pessoas infectadas.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e dificuldade para respirar, outros sintomas não específicos ou atípicos podem incluir dor de garganta, diarreia, perda de paladar e olfato, dores musculares, dores no corpo, cansaço ou fadiga.

Confira a nota técnica na íntegra nos links a seguir: 

http://www.saude.pa.gov.br/notas-tecnicas/

http://www.saude.pa.gov.br/download/nota-tecnica-no-04-2021-orientacoes-sanitarias-para-prevencao-ao-novo-coronavirus-covid-19-para-celebracoes-familiares-e-religiosas-do-dia-das-maes/.