Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

1° webinário realizado pela Seel reuniu temas relacionados ao esporte paraense

Por Governo do Pará (SECOM)
07/05/2021 16h48

Com o tema “Seel 22 anos – Desafios e Perspectivas do Esporte Paraense”, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) realizou seu primeiro Webinar, onde serviu para fomentar debates que podem ajudar a desenvolver diretrizes e iniciativas para o futuro do esporte. O evento, transmitido pelo YouTube, terminou nesta sexta-feira (7) e recebeu 101 inscrições, com certificado de conclusão para os participantes.

A programação foi dividida em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 16h. A abertura do Webinar, no dia 6, foi feita pelo secretário da Seel, Arlindo Silva, que reforçou a importância de promover debates acerca do esporte e seus impactos, bem como as projeções de cenário após este período.

A mesa do primeiro foi composta pelo professor e mestre, Adriano França, a psicóloga Anna Elisa e o diretor de Esporte e Lazer, Erivelto Pastana, abordando sobre o esporte e lazer na contribuição para a qualidade de vida no período pandêmico. Já na parte da tarde, o público pôde acompanhar assuntos sobre as Políticas Públicas: Os desafios da Democratização do Esporte e Lazer no Estado do Pará. A mesa foi composta pela técnica em gestão do esporte, Kátia Rocha, junto com a Doutora Andréa Ewerton. O mediador foi o professor Ney França.  

“A realização de eventos como esse oportunizam a troca de saberes entre várias áreas de conhecimento e facilita o acesso à informação da população em geral com temas tão importantes e pertinentes ao nosso cenário atual. Cada vez mais precisamos proporcionar o diálogo entre as áreas, pois sabemos que o ser humano é um organismo complexo, composto por vários aspectos que estão interligados e que a mudança em qualquer um deles gera modificações na saúde como um todo”, disse Anna Elisa.

Na terceira mesa-redonda, o debatedor Bertino Neto abordou conjuntamente com o doutor Douglas Dias e a atleta de canoagem, Lorena Jacob. Eles apontaram para diversas contribuições decorrentes da inserção no contexto esportivo, atreladas às transformações externas, como a inclusão social, e outras relacionadas aos aspectos internos, como o reforço e o desenvolvimento de valores de cooperação, solidariedade e a capacidade de compartilhar e de superar adversidades.

Para finalizar o ciclo, foi exposto os programas e projetos da Seel com os coordenadores do Vida Ativa na Terceira Idade, Márcia Reis; da Canoagem Pará, Márcia Miranda; do Talentos Esportivos, Kátia Rocha; do Bolsa Talento, Nizomar Carneiro; Paradesporto, Ewerton Souza; e o mediador foi o professor Ney França.

“É um privilégio fazer parte deste momento, pois trouxe um sentimento de otimismo e acolhimento diante dos desafios que este cenário de pandemia nos impõem. O papel do evento foi justamente esclarecer, expor ideias que permeiam as práticas inerentes ao esporte e ao lazer”, conclui Arlindo Silva, secretário da Seel. 

Texto: Bianca Rodrigues (Ascom/Seel)