Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Novo sistema de abastecimento de água atenderá mais de 70 mil pessoas, em Santarém

O complexo entregue, nesta sexta-feira (7), distribuirá água para quatro setores dos bairros do Livramento, Santana, Santíssimo, Uruará, Prainha e São José Operário 

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
07/05/2021 17h42

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, entregou nesta sexta-feira (7), o sistema de abastecimento de água Livramento, em Santarém. O complexo distribuirá água para quatro setores em atendimento a cerca de 70 mil pessoas dos bairros do Livramento, Santana, Santíssimo, Uruará, Prainha e São José Operário. 

O seu Waldomiro, de 71 anos, é um deles. Morador do bairro Livramento há 30 anos, ele era atendido por um microssistema de bairro e, agora, receberá água tratada em casa. “Essa obra não andava, olhava daqui de casa e foram anos esperando. Que bom que concluíram porque água é vida”, disse Waldomiro Pereira, aposentado. 

O sistema faz parte da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santarém. Projeto aguardado pela população desde 2001, mas que nunca havia avanço. O último contrato para a obra estava parado desde 2016. As obras foram retomadas pelo Governo do Estado, em 2019, e neste ato, a Cosanpa entregou o primeiro sistema da obra com quatro setores de abastecimento do total de 17 setores previstos. 

Gilson Carvalho, técnico de segurança do trabalho e funcionário concursado da Cosanpa há 13 anos, também comemorou  a entrega. “Nós tínhamos vergonha de vestir a camisa da Cosanpa e sair na rua porque só recebíamos reclamação. Os tempos mudaram e agora vestimos com orgulho, é uma satisfação fazer parte disso e ver como a empresa pode melhorar”, declarou. 

Obra completa - O governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, investe cerca de R$ 150 milhões na perfuração de seis poços, construção de cinco reservatórios e 300 km de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros.

“Passaram-se 3 governadores, 12 presidentes da Cosanpa e ninguém entregou essa obra. Essa é a primeira etapa de uma obra que tem objetivo de garantir 90% de cobertura de abastecimento de água para Santarém”, afirmou José Antônio De Angelis, presidente da Cosanpa.

“Essas obras são fundamentais para a qualidade de vida. Água é saúde e, hoje, podermos estar aqui entregando esse sistema fazendo com que a água chegue na torneira, água de qualidade, é resgatar esse compromisso e assegurar que a partir desse novo sistema Santarém caminha para poder alcançar 90% de abastecimento de água nesse investimento que a Cosanpa está fazendo através do Governo do Pará atendendo a necessidade de água e reforçando o compromisso pela vida e pela saúde. Parabenizo todos os envolvidos”, finalizou o governador do Estado, Helder Barbalho.