Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc e Sebrae firmam parceria para trabalhar o empreendedorismo nas escolas

O empreendedorismo é um dos eixos previsto na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a formulação do Novo Ensino Médio

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
10/05/2021 15h34

Uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Pará e a 12ª Unidade Regional de Ensino (URE), em Itaituba, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoverá o II Encontro de Educação e Empreendedorismo do Oeste do Pará, com a temática  “Projeto de Vida e Carreira”, voltado para os conteúdos que deverão ser abordados na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A capacitação ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio, de forma on-line e irá auxiliar os professores da rede pública estadual que atuam no ensino médio; gestores, especialista em educação, diretores e educadores na construção do conhecimento necessário para elaboração dos planos de ensino e da prática em sala de aula. Além dos profissionais da 12ª URE também participam as Unidades Regionais de Ensino 5, 6, 7 e 10.
 
O gestor da URE 12 em Itaituba, Ribamar Almeida, conta que esta parceria com o Sebrae é benéfica para fomentar a educação empreendedora entre os jovens. “São cursos de suma importância para todos os profissionais da educação, pois vamos debater o tema empreendedorismo dentro das escolas, além de discutir pontos da BNCC”, ressaltou o gestor.

 O empreendedorismo é um dos eixos previstos na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a formulação do novo ensino médio. A formação técnica e profissional, bem como a adaptação às exigências do mundo do trabalho e suas transformações em condições de competitividade, produtividade e inovação. 

O evento apresentará o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e abordará as contribuições da educação empreendedora para formação de educadores, inserção de conteúdos no currículo formal de ensino da rede pública, desde a educação básica até o ensino superior, por meio da oferta de conteúdos a professores e estudantes que são capacitados de forma presencial ou à distância.

Segundo o gerente regional do Sebrae, José Antônio Lira, a capacitação dos professores vai ajudar na implantação do Novo Ensino Médio.

“O estudante precisa ter uma maior capacidade analítica e buscar soluções de problemas para ter mais facilidade ao tomar decisões. Com a reformulação do Novo Ensino Médio, pela BNCC, isso acaba ganhando uma amplitude necessária, para que os estudantes possam empreender, entender e compreender como o empreendedorismo já está sendo trabalhado”, afirmou José Lira. 

CRONOGRAMA

Dia 11/05 (terça-feira) - às  9h

Tema: Desafios e proposta da Seduc para implementação da BNCC no ensino médio: Um olhar para o projeto de vida e carreira.

Dia 12/05  (quarta-feira) às 9h

Tema: Educação Empreendedora e BNCC: Contribuições para a formação de educadores no planejamento da competência e projeto de vida e carreira.

Dia 13/05 (quinta-feira) - às 9h

Tema: Novo Ensino Médio e Projeto de Vida: um olhar para as juventudes.