Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO E SANEAMENTO

Obra de Sistema de Abastecimento de Água de Alter do Chão implanta 14 km de novas redes

Responsável pelos serviços, paralisados desde o ano de 2018, a Cosanpa avança com o projeto e até o momento, 34% da obra já foi concluída

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
11/05/2021 10h44

A obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Alter do Chão, em Santarém, já implantou 14 quilômetros de redes novas no distrito, o equivalente a cerca de 35% do total previsto, que são 40 quilômetros para distribuição de água tratada aos moradores da área.Obra de sistema de água avança em Alter do Chão, em Santarém  

Atualmente, a população é abastecida por microssistemas pontuais de água, administrados pela prefeitura de Santarém. Para mudar essa realidade, no primeiro semestre de 2019, o Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento (Cosanpa), retomou as obras de ampliação do sistema de abastecimento, paralisadas desde 2018.

A obra contemplará um poço profundo, reservatório apoiado, reservatório elevado, casa de cloração, bombas e estrutura de operação. O investimento do Estado é de R$ 13 milhões, com a meta de beneficiar quase 18 mil pessoas. Até o momento, 34% da obra já foi concluída. 

Esgotamento sanitário – Também está aprovado para Alter do Chão, o projeto de implantação de esgotamento sanitário, que ainda não existe na vila. O valor total do investimento será de de R$ 50 milhões, para a construção da estação de tratamento de esgoto, 28 quilômetros de rede coletora, 1.035 ligações domiciliares, elevatórias e emissário de cinco quilômetros para despejo de efluente tratado.