Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAC

Maternidade canina da Polícia Militar deve ser entregue no segundo semestre

Na segunda, 10, o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, acompanhou o andamento das obras

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
11/05/2021 13h04

As obras da primeira maternidade canina militar de Belém estão em ritmo acelerado, e a expectativa é que seja entregue já no segundo semestre deste ano. O espaço está sendo instalado no Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Pará, na avenida Brigadeiro Protásio, bairro do Marco. O novo espaço contará com aparelho de ultrassonografia, incubadora neonatal, equipamentos laboratoriais e cirúrgicos e 30 boxes com solários, onde serão alocados os novos cães.

Na segunda-feira, 10, o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, acompanhou o andamento das obras. 

Novo espaço está sendo instalado no Batalhão de Ações com Cães (BAC), na avenida Brigadeiro Protásio, bairro do MarcoO Canil da PM foi criado em 1974, mas foi elevado à condição de Batalhão em 14 de janeiro do ano passado. Atualmente, tem 28 cães e efetivo de 75 homens. Com a maternidade, o BAC vai trabalhar com reproduções seguintes, e fornecer cães para as forças de segurança parceiras e para os canis setoriais da PM.

“A proposta é aumentar de 28 para 60 cães, a partir de uma programação para reprodução de matriz. Vamos treinar o animal desde filhote e adequá-lo à realidade local e, assim, reforçar as nossas ações de policiamento nas unidades do Estado”, garante a médica veterinária, 2º tenente Marina Coutinho, que é mestre em reprodução animal e há um ano se dedica a cuidar dos cães policiais do BAC.

Atualmente, os 28 cães do BAC estão em atuaçãoDe acordo com o Batalhão, se uma cadela puder ter, em um parto, de 8 a 10 filhotes, é possível aproveitar uma média de cinco deles, o que representa um aproveitamento significativo. Atualmente, os 28 cães do BAC estão distribuídos nas categorias operacionais, faro de explosivos, faro de narcóticos, demonstração e também conta com filhotes em treinamento para faro.

Ainda de acordo com o BAC, um cão chega a custar R$ 18 mil, com uma expectativa de vida ativa na PM de até oito anos. Com a maternidade, não vai haver mais esse custo para o Estado, já que a unidade pode se tornar um polo de fornecimento de cães a custo zero.

Para o 1° tenente, Jonathan Wesley Castro de Sousa, a estruturação do BAC representa uma possibilidade de expandir o emprego dos cães na PM, sendo um avanço importante no combate ao crime.

“Isso já vem ocorrendo, desde que se tornou Batalhão, mas, com a maternidade, e com o futuro aumento do efetivo canino, teremos mais condições de atender o interior do Estado, por exemplo. Sem falar que, com a maternidade, teremos espaço estruturado, com novos equipamentos, para atender as demandas do BAC”, garante.