Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Grupamento Fluvial recupera embarcações e equipamentos roubados

Ação prendeu assaltante envolvido em ações de pirataria na região insular de Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
12/05/2021 13h14

Um dos motores de embarcação recuperado pelos agentes Na noite desta terça-feira (11), uma guarnição do Grupamento Fluvial (Gflu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), prendeu Miqueias dos Santos Souza, acusado de praticar crimes contra embarcações na região insular de Belém. Com ele foram recuperados duas embarcações, uma delas fruto de roubo acontecido na semana passada, e motores. 

De acordo com relatório da guarnição, por volta de 21h30 desta terça-feira (11), a guarnição composta por policiais militares da Companhia Independente Fluvial da PM (CIPFLU) foi acionada por moradores da Ilha de Paquetá, vítimas da ação criminosa de pirataria. Em seguida, foram iniciadas as buscas pela área, o que resultou em voz de prisão e na apreensão de Miqueias Souza. Segundo agentes, outros dois homens atuavam com o acusado, mas não foram encontrados ainda. 

A guarnição conseguiu recuperar três motores: dois do tipo rabudo (7HP) e um Yamaha (40HP), além de duas embarcações do tipo rabeta. Uma das embarcações foi a roubada na Ilha de Paquetá; a outra, fruto de outro roubo na semana passada em Cotijuba. O acusado foi encaminhado à Seccional de Icoaraci, para os procedimentos legais.A ação foi do Grupamento Fluvial (Gflu), vinculado à SegupA ação policial ocorreu de forma célere graças à embarcação empregada, entregue em março passado pelo governo do Estado para o fortalecimento da Segurança Pública nos rios. A lancha LV 150 com motor de potência 150 HP é utilizada em ações ostensivas de combate a crimes graves, a exemplo do tráfico de drogas, pirataria e assaltos a bancos, e em lugares onde o rio é facilmente utilizado como rota de fuga.

Para o delegado Arthur Braga, diretor do GFlu, a prisão representa os esforços do grupamento no combate à criminalidade. “A prisão desse rapaz vai refletir numa tendência de redução dos crimes, uma vez que os outros da associação criminosa já foram identificados e terão seus mandados de prisão emitidos. A prisão dele foi uma ação célere e integrada realizada pelo grupamento que tem a missão de dinamizar as ações policiais, sejam elas Civil, Militar ou do Corpo de Bombeiros”, destaca.

*Por André Macedo (Ascom / SEGUP).