Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governador do Pará entrega Agência Transfusional em Marabá e amplia o atendimento hemoterápico na região

Por Vera Rojas (HEMOPA)
12/05/2021 16h15

O Governo do Pará, por meio da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), inaugurou, nesta quarta-feira (12), a Agência Transfusional que funcionará dentro do Hospital Materno Infantil, no município de Marabá, no sudeste paraense. Essa é a 44ª AT da hemorrede estadual.

Para o governador Helder Barbalho é muito importante fortalecer a parceria para que o atendimento do hemocentro do estado tenha capacidade de chegar a todas as regiões do Pará. “Não é possível que as pessoas, que precisem transfusão tenham que se deslocar para outra região. Temos trabalhado para descentralizar a presença do Hemopa. E hoje, reforçamos a parceria com a Prefeitura Municipal para que o Hemocentro Regional tenha melhores condições de prestar um bom serviço para população de Marabá e região dos Carajás”.

A AT terá capacidade para realizar uma média de 220 transfusões mensais, o que vai melhorar ainda mais a saúde pública do Governo do Pará na região. Para a coordenadora da Agência Tranfusional do Materno Infantil, a unidade vai garantir o atendimento de sua demanda interna e do hospital Municipal de Marabá. “A gente vai armazenar o sangue aqui, realizaremos todos os testes pré-transfusionais, entre outros serviços”, informou a farmacêutica bioquímica, Sandra Moura Batista, ao ressaltar a importância da parceria com o Hemocentro Regional de Marabá para realização de ações de incentivo à doação, visando à manutenção do estoque de sangue do hemocentro, que também tem a responsabilidade de abastecer a rede hospitalar de mais 36 municípios da região.

O Hospital Municipal de Marabá possui 50 leitos, oferece assistência de baixa e média complexidade e atende livre demanda. Já o Hospital Materno Infantil, que possui 52 leitos, é referência municipal na assistência de média e alta complexidades para atendimento de gestantes, puérperas, recém nascidos. 

O presidente da Fundação Hemopa, o administrador Paulo Bezerra, comemora a entrega de mais uma AT que expande a descentralização do desse serviço. “É uma forma de estarmos mais perto com os nossos produtos e atender as demandas transfusionais. É uma importante ação de Governo para maior distribuição do sangue e atender melhor a população paraense”, destacou o gestor ao informar que, além desta entrega de hoje, o governo Helder entregou mais duas AT´s: uma no município de Jacareacanga e outra em Uruará, ambas no oeste paraense.

A nova Agência Transfusional será abastecida pelo Hemocentro Regional de Marabá. A Agência conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho maria.

Serviços ofertados pela AT - O serviço da AT é uma cooperação Técnica entre o Hemopa e a prefeitura de Marabá. A unidade vai realizar exames imunohematológicos dos receptores, incluindo prova de compatibilidade, tipagem ABO-Rh, pesquisas de anticorpos irregulares, controle de qualidade dos reagentes e metodologia, todos executados pela técnica em gel, retipagem dos hemocomponentes transfundidos, aliquotagem de bolsas para atendimento de recém nascidos e pediatria, ato transfusional de hemocomponentes autólogos, com assistência médica e equipe multidisciplinar qualificada e com funcionamento 24h.

Serviço: A AT funciona internamente no Hospital Materno Infantil, localizado na rua 5 de Abril s/n Bairro Velha Marabá.