Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Moradores da Cabanagem cadastrados no Programa TerPaz recebem cadeiras de rodas

Essa é a primeira etapa da entrega dos equipamentos, após os cadastrados feitos no bairro em ações do TerSaúde. Outras entregas virão nos próximos meses.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
13/05/2021 15h56

O abraço carinhoso da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, em familiar de morador cadeirante, beneficiado com cadeiras de roda A ação de entrega das cadeiras de rodas foi realizada pelas secretarias estaduais de Saúde Pública (Sespa), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na manhã desta quinta-feira (13), em benefício dos moradores da Cabanagem, em Belém. O bairro integra um dos sete territórios contemplados pelo Programa Territórios pela Paz.

"Nós realizamos um trabalho integrado com várias secretarias, para melhor atender a população desses territórios, com isso conseguimos realizar vários serviços, como a entrega de cadeiras, como atingir o adolescente, a saúde bocal e o idoso. Trabalhando assim integrado conseguimos alcançar as pessoas dos Territórios da Paz, com todas as suas necessidades da saúde’’ disse a coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz, Alessandra Amaral.

A entrega contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. "Nós temos percebido com o TerPaz ao longo dos anos que muitas pessoas se encontram com algum tipo de deficiência, sem conseguir chegar ao poder público para fazer o pedido, e com as equipes fazendo as visitas domiciliares através do TerPaz, nós conseguimos identificar e fomos fazendo os relatórios para que se encaminhasse para a Sespa, que realizou as entregas, junto com a gente, mostrando que o TerPaz é isso: é a junção de todas as secretarias, é o Estado no seu bairro’’, observou a primeira-dama do Estado. 

Moradores da Cabanagem receberam as cadeiras de rodas das equipes da Sespa, Seped, Sejudh, e da primeira-dama, Daniela Barbalho"Meu marido é paraplégico, ele sofreu um acidente há 11 anos, enquanto trabalhava como coletor de lixo. Atualmente, estamos passando por dificuldades, por isso essa cadeira de rodas veio em boa hora, já que não tínhamos condições de comprar uma nova, inclusive, a que ele usa já está com problema. Eu agradeço muito por essa ajuda e acolhimento que tive de todas as pessoas envolvidas nesse projeto’’ afirmou, emocionada, a doméstica, Sebastiana da Silva.

A técnica em Enfermagem, Franciane Bahia, que foi buscara cadeira para o tio, vítima de três acidentes vascular cerebral. "Há sete anos, após o AVC, o meu tio Manoel de Nazaré veio do Marajó. Ele é totalmente dependente, não consegue se movimentar. A cadeira dele de banho está quebrada e a outra em péssimo estado’’. 

Ao todo foram entregues 12 cadeiras para os moradores da Cabanagem, sendo seis de banho e seis manuais. A gestora do Território da Cabanagem, Ivanilda Vieira, informou que os cadastros dos moradores foram feitos no início de fevereiro. "Essa é a primeira etapa da entrega, já que várias pessoas estão cadastradas. Os cadastros são realizados durante as ações do TerSaúde feitas no bairro da Cabanagem".