Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas realiza Webinar sobre a zona costeira do estado do Pará

Por Bruna Brabo (SEMAS)
13/05/2021 19h04

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), realizou nesta quinta-feira (13), o 3° webinar voltado para os municípios costeiros do Estado, onde foi feito um panorama das atividades que são desenvolvidas pela coordenação. O webinar faz parte do Projeto de Educação Ambiental para Zona Costeira Paraense. Estiveram presentes servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Curralinho, Ponta de Pedras, Inhangapi, além de servidores da Semas

Neste webinar o destaque foi para os municípios que fazem parte do Marajó Oriental. A coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, destacou a importância de alinhar todas as atividades com os objetivos do desenvolvimento sustentável. “O nosso projeto visa estimular o processo de territorialização e aceleração de políticas locais, com base na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando especificidades e potencialidades dos municípios paraenses. Além de criar arranjos de uma governança local com a participação diversa de atores governamentais e não-governamentais e articular parcerias para alavancar o desenvolvimento sustentável na região”, disse a coordenadora. 

O setor Marajó Oriental é composto por seis municípios, sendo eles, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Muaná. Durante a palestra, foi abordado sobre as caraterísticas de cada município e suas potencialidades, com o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão ambiental e qualidade de vida da população que vive na Zona Costeira do Estado do Pará. 

Além disso, o projeto conta com as parcerias das Secretarias municipais de Meio Ambiente, Organização Internacional RARE do Brasil e o Instituto Alachaster. Visando ações que busquem melhorar a qualidade de vida das pessoas, aliadas a diminuições dos impactos negativos ao meio ambiente, a coordenadora executiva da RARE do Brasil, Simone Madalosso, falou sobre o incentivo sustentável. “É muito importante falarmos sobre a redução dos impactos ambientais nas zonas costeiras, e ainda citar todos os benefícios e potencialidades de cada município. Temos muitos recursos pesqueiros no mundo e no Brasil, com isso, vale destacar a cadeia de valor do pescado, da pesca artesanal e do programa pesca para sempre, além de fomentar todas as contribuições para o território”, disse a executiva.

O Projeto - O projeto está sob o comando e execução da Coordenação de Educação Ambiental (Ceam), e faz parte do “Plano de Capacitação e Difusão de Conhecimentos sobre a Zona Costeira”, formulado pela Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), que constitui uma iniciativa importante de implementação de um dos instrumentos da Política Estadual do Gerenciamento Costeiro.

O plano de ação conta com a elaboração de cartilhas sobre a biodiversidade da zona costeira paraense, cursos EaD e presencial sobre a conservação da biodiversidade, a formação de agentes ambientais, além de, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, líquidos e orgânicos, webinários com diversos assuntos relacionados a gestão ambiental, e das ações de gestão ambiental no município e capacitações em conjunto com a equipe da Rare Brasil.