Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Coronel Sarmento celebra 120 anos de serviços prestados à comunidade escolar

Fundada em 13 de maio de 1901, a unidade foi criada com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade à comunidade da Vila Sorriso

Por Governo do Pará (SECOM)
14/05/2021 08h45

Mais de 100 anos dedicados à educação paraense foram celebrados nesta quinta-feira (13), com o aniversário de fundação da Escola Estadual Coronel Sarmento. A unidade de ensino localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém, está completando 120 anos de história e contribuindo para a formação de várias gerações.

Fundada em 13 de maio de 1901, na gestão do então governador do Estado, José Paes de Carvalho. O prédio que abrigava a família Coronel Sarmento foi tombado e passou a fazer parte do acervo estadual e, em seguida, deu origem ao Grupo Escolar Coronel Sarmento, primeira escola formal da Vila Sorriso, como carinhosamente é conhecido o Distrito de Icoaraci.

Durante seus anos iniciais, a escola oferecia a modalidade Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), até que em 1971, foi implantado o Ensino de 1º e 2º grau. Em seguida, o prédio que a unidade escolar estava alocado foi derrubado e reconstruído com quatro blocos e na sua inauguração, em 1972, teve sua nomenclatura alterada para Escola Estadual de 1º Grau - Coronel Sarmento.

Atualmente, a unidade escolar oferta para cerca de mil alunos as modalidades Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Segundo a diretora da unidade escolar, Elayne Nazaré, comemorar os 120 anos do “Coronel Sarmento” é um orgulho imenso, porque ressalta que é possível manter uma escola pública com qualidade por tanto tempo de funcionamento, contribuindo para a formação acadêmica e pessoal de muitas pessoas que já passaram pelo espaço de aprendizagem.

“É uma alegria imensa estar à frente da direção desta escola nos seus 120 anos. Iniciei minha trajetória aqui em 2008, como coordenadora pedagógica e sempre me identifiquei muito com a unidade de ensino e com os alunos. O 'Coronel Sarmento' é por si só um ambiente muito acolhedor e as pessoas que aqui trabalham sempre se sentiram muito bem. Aplaudo de pé e expresso todo meu sentimento à essa escola, pelos bons serviços educacionais prestados ao Distrito de Icoaraci", destaca a dirigente.

Para a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Rossana Guedes, é uma honra fazer parte desta história centenária que, segundo ela, possui uma direção comprometida com a educação. “Quando a Unidade Seduc na Escola (USE) me designou para cá, sem pensar duas vezes aceitei o desafio e já me encantei com a família que me recebia de braços abertos. Enfrentamos diariamente todas as dificuldades educacionais no Brasil, mas encarar tudo isso de mãos dadas com uma equipe parceira é prazeroso”, frisou.

Vale destacar que, para minimizar os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes paraenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) instituiu o movimento “Todos em Casa pela Educação”. A iniciativa consiste na disponibilização de videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), além da plataforma digital Enem Pará, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Por: Vinícius Leal com a colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc).