Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

'Ter Saúde' amplia atendimento médico neste final de semana

A estratégia foi readequada após alteração no bandeiramento, divulgada pelo Governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (13)

Por Paulo Garcia (SETRAN)
14/05/2021 14h33

Com a mudança no bandeiramento da Região Metropolitana de Belém, que passou do laranja para o amarelo, em um novo decreto valendo a partir de hoje (14), as ações do projeto Ter Saúde deste final de semana (15 e 16), realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), ganharam novos serviços.

Além de palestras educativas, moradores também vão receber kits de higiene bucal Além do atendimento médico com clínico geral, pediatria e ginecologia, será distribuído também medicamentos, conforme orientação médica e as equipes vão reforçar testes rápidos. “Neste final de semana vamos oferecer também a população testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para Hepatite B e C, Sífilis e para Covid-19”, ressaltou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz. Segundo Alessandra, o objetivo desses testes rápidos também é o encaminhamento do paciente. “É importante alertar que, caso dê positivo algum desses testes rápidos, as nossas equipes vão orientar e encaminhar o paciente para a UREDIPE, que é a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais, para iniciar o tratamento”, contou.

As ações deste sábado (15) ocorrerão nos territórios do Icuí, na Escola Maria de Nazaré Marques Rios (Rua São Pedro, quadra 06, próximo à rua Santa Fé) e no Guamá, na Escola Zacarias de Assunção (Rua Barão de Mamoré S/N). Já no domingo a ação será no Benguí, na Escola Municipal Walter Leite (Travessa Quatro, 72) e em Marituba, na Escola Dom Calábria (Rua sexta, 576). Com horário de 8h às 13h.

Ter Saúde vai ampliar serviços a partir deste final de semanaCadastro Pessoas com Deficiência

A partir desse final de semana, durante as ações do Ter Saúde, a Sespa também realizará cadastro de pessoas com deficiência, moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz, para receberem cadeiras de rodas e emitirem documentos. “Vamos oferecer também a emissão do Passe Livre para pessoas com deficiência, que podem usar em viagens intermunicipais, além de um cadastro para a aquisição de cadeiras de rodas, basta levar um laudo médico, o cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação para ambos os serviços”, contou Alessandra.

Outra novidade é a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Serão oferecidas vacinação para H1N1, Tríplice Viral e HPV A ideia é acolher pacientes que estão se recuperando de sequelas da Covid-19, principalmente devido a depressão e ansiedade. Assim como palestras preventivas de Saúde Bucal e orientações para frisar o Pacto da Mortalidade Materna com trabalho de rodas de conversa para mulheres e, quando necessário, encaminhamento para exames especializados como mamografia e o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU).

Atendimento odontológico

Estudantes acadêmicos de odontologia vão reforçar o atendimento nas ações do TerSaúde. São 9 alunos de Odontologia da Universidade da Amazônia (Unama) que realizaram um processo seletivo, prático e teórico, para a participação de um estágio monitorado durante as ações. Assim como a participação de residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área da Saúde Coletiva e também Odontologia.