Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Municípios do Pará recebem curso de capacitação de futebol da Seel

Por Governo do Pará (SECOM)
18/05/2021 15h24

Com conteúdos futebolísticos e conhecimentos para a retomada segura das atividades em tempos de pandemia, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou nos municípios de Paragominas e Ulianópolis, no Sudeste do Pará, o curso para instrutores de futebol de campo. A ação reuniu, ao todo, 80 pessoas, entre estudantes, acadêmicos e profissionais da área esportiva.

Um dos objetivos principais do curso é capacitar profissionais que desejam atuar no futebol como instrutores e também proporcionar o desenvolvimento de suas carreiras, desde a iniciação até o alto rendimento.

Em Paragominas, a capacitação foi realizada no período de 11 a 13 de maio, sendo dois com aulas teóricas e um com a prática. Os inscritos tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos, táticas e técnicas existentes no futebol, importantes para os profissionais que desejam atuar como treinadores ou instrutores em projetos esportivos.

Já em na cidade de Ulianópolis, a capacitação foi ofertada no final do mês de abril, com a presença de 20 participantes. As aulas foram ministradas pelos instrutores do projeto Gol do Brasil, ação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a Seel e Federação Paraense de Futebol (FPF), Rayssa Talino, Maurício Barreto e Jackson Silva.

Um dos beneficiados com a iniciativa foi Adriano Nogueira, profissional de Educação Física (treinador). Ele falou sobre a possibilidade de se capacitar. “Vejo como algo de grande importância, até porque alguns municípios não tem esse autoconhecimento para que seja colocado em prática nos seus projetos. Soma de forma positiva, agregando a questão da especialização e em geral a busca por mais conhecimento na modalidade”, conta o participante.

Com todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, as aulas foram teóricas e práticas, com assuntos relacionados as 10 habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência também ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.                 

“Mesmo em tempos difíceis e com todas as limitações que possam existir, precisamos continuar levando a oportunidade para as pessoas e cumprindo a missão que a Seel possui em todo o Pará. A capacitação permite que os envolvidos tenham mais condições de realizar as suas atividades nos municípios, e por esse motivo, não podemos parar. Pessoas capacitadas aumentam as chances de alcançar maiores objetivos”, conclui Arlindo Silva.

Por: Bianca Rodrigues (Ascom/Seel)