Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está com 78% dos serviços concluídas

Por Governo do Pará (SECOM)
22/05/2021 11h25

O investimento em inteligência e integração é prioridade da política da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Os resultados desse investimento são os índices de criminalidade que vem reduzindo no Estado e na capital nos últimos dois anos e caminhando para o terceiro ano consecutivo. Para reforçar esse declínio, chegará muito brevemente o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), cujas obras estão bastante avançadas, com 78% dos serviços já concluídos, e que pretende ser uma referência nacional. 

Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021, o CICC reunirá, em dois pavimentos, os comandos das forças de segurança paraense e resultará em uma eficiência administrativa, operacional e logística. As obras, iniciadas em dezembro do ano passado, têm se mantido constantes e sem grandes intercorrências, seguindo para a fase final. 

O CICC funcionará nos dois últimos pavimentos no prédio, que também abrigará a Imprensa Oficial, e reunirá espaços modernizados como salas de situação, de videomonitoramento e plenário. O investimento total do governo é superior a R$ 3 milhões, valor que abrange a obra física, a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária para o funcionamento. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado.

O Centro levará o Pará ao mesmo patamar das cidades que foram cidades-sedes durante a realização da Copa do Mundo que tiveram Centros Integrados implantados pelo governo Federal em 2014.  Assim, o próprio governo do Estado tomou atitude de instalar um centro dessa magnitude para integrar cada vez mais as forças de segurança em especial na Região Metropolitana de Belém, explica Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

“O governo do Estado através da Segup tem se empenhado em fazer muitos investimentos para a segurança pública, no caso do CICC, além da integração em si com mais de 15 órgãos nós estaremos também utilizando o que há de mais moderno não só em mobília, em equipamentos, mas também em inteligência com reconhecimento fácil e leitura de placa para todas as câmeras instaladas na Segurança Pública do Pará”.

O secretário complementa: “Isso representa uma forte integração dos órgãos municipais, estaduais e federais que passarão a compor este novo centro dando dinâmica às atividades de segurança pública. Teremos um melhor e mais rápido intercâmbio de informações, solução de problemas, tudo isso facilitado por estarem todos no mesmo ambiente para que se possa dirimir toda e qualquer dúvida, agilizando ações integradas”.

Entre os principais espaços que o CICC irá abrigar estão as salas de despacho e vídeo monitoramento, plenário e a sala de Crise. Esta última será essencial durante o serviço de operações específicas, como eleições, Círio, carnaval e festas de final de ano. “Nós certamente seremos mais uma referência nacional pela integração, pela tecnologia, e com a integração deste novo centro brevemente”, finalizou Ualame.

Execução das obras

O local, onde funcionava a antiga sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), precisou passar por serviços de readequação uma vez que o prédio possuía outra finalidade. Segundo Igor Matos, do Núcleo de Projetos Corporativos da Segup, a execução das obras é classificada em média complexidade. “A principal diferença entre o imóvel antigo são as instalações novas. Será um ambiente salutar para o desenvolvimento das atividades. Encontramos a estrutura em boas condições, mas por segurança houve reforço na edificação”.

Já foram realizados e concluídos os serviços de alvenaria, revestimento interno e a climatização. Estão na etapa de finalização os serviços de troca de piso; troca do forro, troca das divisórias e bancadas; instalação de esquadrias (portas e janelas); a instalação de louças e metais; instalações elétricas, instalações sanitárias e a instalação de cabeamento estruturado.

Os órgãos que devem trabalhar no local são: Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de órgãos municipais da Região Metropolitana de Belém, como as guardas municipais e agências de trânsito de Belém, Ananindeua e Marituba e outras agências, entre elas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

Por: André Macedo (Ascom/Segup)