Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Detran realiza curso para condutores de veículos de tração animal em Algodoal

Por Governo do Pará (SECOM)
22/05/2021 11h34

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, desde a última terça-feira (18), um curso direcionado a uma categoria muito específica de condutores no Estado. Na Vila de Algodoal, município de Maracanã, região do Guamá, o Curso de Capacitação para Condutores de Veículo de Tração Animal é direcionado aos carroceiros que atuam como condutores de charretes, único veículo que pode circular por algumas das praias mais bonitas do litoral paraense, as da ilha de Maiandeua.

Com carga horária de 20 horas, o curso, realizado na Escola Municipal Prf. Maria de Lourdes Ferreira, visa formar condutores em condições de garantir a própria segurança, dos passageiros e pedestres, além de enfatizar os cuidados para o bem-estar dos animais e proporcionar um transporte de qualidade, através de disciplinas comportamento seguro no veículo, atendimento ao cliente, ética e cidadania e noções básicas de legislação. O módulo de primeiros socorros foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares do Pará (CBMPA), que deslocou uma equipe para a disciplina, avaliando a importância do conteúdo para a população local e a grande procura pela ilha nos próximos meses de junho e julho.

"Esta é a terceira vez que este curso do Detran vem a nossa ilha e é um trabalho importantíssimo que vem fazendo a diferença para nós, no trato ao cliente, ao turista, ao animal, além de nos capacitar sobre a legislação aplicada ao trabalho. Inclusive, dentro do estatuto da nossa associação, todos os associados só poderão exercer a profissão após receber o certificado deste curso, o que a nossa gestão está fazendo cumprir", conta Ailton Pinheiro, presidente da Associação dos Carroceiros da Vila de Algodoal, parceira do órgão neste projeto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica algumas normas para este serviço e os condutores devem apresentar, obrigatoriamente, alguns equipamentos, tais como travas das rodas para estacionamento, bolsa coletora de excrementos, pneus e rodas em bom estado e descanso do módulo. Olenilson Gomes, coordenador do curso no local, acredita que o principal objetivo do curso é a redução de acidentes na ilha. “Acreditamos que muita coisa vai mudar com esta formação, já que os condutores, agora, têm noção da sua responsabilidade nas vias da ilha, com noção de circulação, manutenção, cuidado com os animais e trato na condução das pessoas, o que deve reduzir ou praticamente zerar o número de acidentes”.

Solange Teixeira tem 45 anos e trabalha como charreteira, dona de casa e artesã. Natural da ilha, ela vê na formação um ponto importante de melhorar o seu trabalho, que ajuda no sustento de quatro filhos e duas netas. "O curso é muito interessante e o que eu levo de melhor dele é saber receber as pessoas melhor, dar um bom atendimento aos turistas e, como eu trabalho diretamente na carroça, isso é fundamental".

Na manhã de sexta-feira (22), a pedido da comunidade, os servidores Cristóvão Simões e Elvis Miranda realizaram também uma palestra sobre comportamento seguro no trânsito para 15 prestadores de serviço da prefeitura local, que também utilizam os veículos de tração animal para trabalhos como recolhimento de lixo e manutenção geral. Estes serviços são realizados desta maneira porque, com o objetivo de conservar a biodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), órgão gestor das Unidades de Conservação Estaduais, proibiu o uso de veículos automotores terrestres na APA, com base nos estudos realizados no Plano de Gestão da Unidade, que visam a preservação e conservação dos recursos naturais, já que esse tipo de transporte afeta de maneira grave a saúde pública e o meio ambiente.

Na manhã deste sábado (22), 35 condutores já iniciarão os próximos meses de grande movimento na ilha capacitados para o atendimento ao público.

Por: Leandro Oliveira (Ascom/Detran)