Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES DE PASSAGEIROS

Arcon alerta para último prazo do benefício da meia-passagem estudantil em 18 de junho

Carteira do Interpass é concedida a alunos que se deslocam do município onde residem para estudos em outra cidade do território paraense

Por Cybele Puget (ARCON)
24/05/2021 13h51

Estudante da UFPA, João Wanderley dos Santos, se cadastrou no escritório da Cogmep e aguarda para retirar a carteirinha do InterpassA Agência  de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Intermunicipal (Cogmep), alertam para a data final, no próximo dia 18 de junho, do prazo de conclusão do cadastramento da 1º via dos alunos que têm direito à meia-passagem estudantil no transporte intermunicipal, o Interpass. O benefício é concedido aos alunos que se deslocam do município onde residem para realizar os estudos em outra cidade do território paraense. 

Os estudantes matriculados nas instituições de ensino cadastradas e situadas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, devem se dirigir ao escritório da Cogmep, localizado no Terminal Rodoviário de Belém, após agendamento para o atendimento presencial.

Já os alunos matriculados nos demais municípios do Estado, podem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino, responsáveis  por encaminhar os dados dos estudantes à Cogmep, para o andamento do processo de produção da carteirinha do Interpass. 

O universitário da UFPA, João Wanderley dos Santos, procurou o escritório da Cogmep para se cadastrar e  retirar a carteirinha do Interpass. João está  na expectativa de receber o documento, que representará um importante incentivo para ele cursar a universidade. "Eu moro em Santarém Novo, e essa é a minha primeira via do Interpass. Este benefício de pagar meia-passagem vai significar uma boa economia por conta dos meus gastos com as viagens para os estudos em Belém”, avalia João.

A diretora de Controle Tarifário e Financeiro da Arcon-Pa, Denise Pimenta, explica que a Agência é a responsável financeira pela produção da carteira da meia passagem estudantil confeccionada pela Prodepa. “Pedimos às instituições e aos alunos que fiquem atentos ao envio dos dados do cadastro até o prazo final para que a confecção das carteiras ocorra em tempo hábil, facilitando a rotina de estudos dos alunos”, reforça Denise. 

Para adquirir o benefício do Interpass, o estudante da rede pública de ensino deve entrar em contato com a Cogmep, ou com a instituição de ensino dele, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (contas de água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Aos universitários da rede privada de ensino é necessária a apresentação do comprovante de renda, (própria ou do responsável, de até dois salários mínimos), declaração de que o aluno se encontra regulamente matriculado, cópias da identidade, CPF, contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno, ou de seu responsável financeiro.

O requerimento para o aluno solicitar o cadastramento para o Interpass está disponível no site da Arcon: www.arcon.pa.gov.br. O aluno deve imprimir o requerimento, e após preencher os dados levar na sua instituição de ensino para que seja carimbado e assinado, e em seguida apresentar  à Cogmep para dar início ao processo do cadastramento. 

Serviço: O cadastro de novos alunos  pode ser feito  no escritório da Cogmep, no 1º andar do Terminal Rodoviário de São Brás - sala 115,  das  9h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br.