Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo inaugura obra de modernização e ampliação da Escola Deputado Nicias Ribeiro em Portel

Unidade escolar atende 1.104 alunos da região

Por Leonardo Nunes (SECOM)
28/05/2021 17h03

Nesta sexta-feira (28), em agenda oficial no município de Portel,  no arquipélago do Marajó, o governador Helder Barbalho entregou a obra de modernização e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro. A unidade  atende 1.104 alunos nas modalidades de ensino médio regular (1ª a 3ª série), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

A unidade teve uma área reconstruída e ampliada para 2.995 m² e  contemplou salas de aulas, estacionamento, bicicletário, sala de informática, sala de vídeo, recreio coberto, laboratório multidisciplinar, rádio escola, quadra de esporte coberta, espaço de convivência, banheiros Para Pessoa com Deficiência (PcD), secretaria e coordenação.

"Essa escola certamente é uma das melhores da rede pública do Pará. Portel deve ser orgulhar disto e todos devem cuidar da escola para que esse ambiente seja preservado e que possamos fazer aqui, a partir de educação, a transformação para que as próximas gerações possam ter com conhecimento um futuro brilhante”, destacou o governador Helder Barbalho. 

A Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro é a 64ª unidade de ensino entregue com dois anos e cinco meses de gestão, reforçando o compromisso com a educação em todo o Pará.

A diretora escolar, Raquel Malato, destacou que a modernização e ampliação da unidade é uma reivindicação antiga da comunidade escolar e de moradores da região. “Por causa da grandiosidade da escola e da obra, não parece que estamos no mesmo lugar. Recebemos essa obra com muito orgulho e honra. Faz parte de um sonho que se tornou realidade”, disse.

Maria Eduarda, 15 anos, é aluna do 1º ano e teve o primeiro contato com a nova escola. “Está muito bonita. Tá linda! Gostei de tudo. Tá tudo muito bonito, principalmente, as salas, o laboratório, a área para merendar e a quadra”, disse. “Fiquei muito feliz com o que vi. Não parece escola pública”, completou a também aluna do 1º ano,  Beatriz Andrade. 

Movimento Educa Pará

No início do ano passado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou o movimento Educa Pará: todos juntos pela garantia de aprender. O programa busca a construção de laços colaborativos entre estado, municípios, gestores públicos e educadores, para implementar no Pará a Agenda da Aprendizagem.

A ação adota novas estratégias pedagógicas que colocam o estudante no centro do debate escolar, e lideranças constroem de forma criativa e participativa processos dinâmicos e inclusivos de aprendizagem e de oportunidade para todos. O Educa Pará tem se materializado de três formas e uma delas é na infraestrutura.