Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E CIDADANIA

Em seis dias, Programa Sua Casa contempla 543 famílias em diversas regiões do Pará

Desde segunda-feira (24), as equipes da Cohab beneficiam moradores de Belém, São Miguel do Guamá, Cachoeira do Arari, Juruti, Mãe do Rio, Portel e Igarapé-Açu

Por Ronan Frias (DETRAN)
29/05/2021 18h50

Moradora de Portel exibe o benefício do 'Sua Casa', programa contemplou 99 famílias do município, no Marajó, só neste sábado (29) Neste sábado (29), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), chegou à marca de 543 famílias contempladas, pelo programa "Sua Casa", em sete cidades de todo o Pará, em apenas seis dias. O investimento direcionado nesta força-tarefa foi superior a 4 milhões e 350 mil reais.

"Nossa prioridade é garantir que o Sua Casa atenda aos moradores de todas as regiões do Estado. E nós estamos trabalhando dessa forma, levando os auxílios para os que realmente precisam. A iniciativa que garante apoio para construir, reconstruir e ampliar os lares é uma das principais estratégias estaduais para diminuir o déficit habitacional paraense", avaliou o presidente da Cohab, Orlando Reis.

Ainda neste sábado, as equipes da Cohab contemplaram com o "Sua Casa" 99 famílias de Portel, no Marajó, e para outras 52 que moram em Igarapé-Açu, no nordeste paraense. O programa habitacional concede auxílio de até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de casas de moradores carentes. 

Moradora, Socorro Nobre: "Agora, tenho condições de construir''.A moradora, Socorro Caldas Nobre, 52 anos, se emocionou ao receber o benefício no Marajó. "Eu agradeço a Deus essa ajuda, ao governador do Estado do Pará. Eu não tinha condições de construir uma casa. Agora tenho, então agradeço de coração. Muito obrigado".

O investimento total, somando as duas ações, é superior a 1 milhão e 310 mil reais. Recursos que, de acordo com o presidente da Cohab, Orlando Reis, são destinados às famílias que realmente precisam de apoio para realizar a construção.

"Com os auxílios, os moradores vão transformar os lares. Os beneficiados vão poder comprar os materiais de construção e também receberam ajuda para o pagamento dos pedreiros. Com isso, estamos gerando renda aqui no município”, destacou o presidente da Cohab, Orlando Reis

Desde segunda-feira, 24 de maio, as equipes da Companhia de Habitação do Estado percorreram as cidades de Belém, São Miguel do Guamá, Cachoeira do Arari, Juruti, Mãe do Rio, Portel e Igarapé-Açu.

A deputada federal, Elcione Barbalho, acompanhou a entrega realizada, em Igarapé-Açu, e avaliou a ação como fundamental para melhorar a vida dos moradores que mais necessitam.

Em Portel, muitas famílias são chefiadas por mulheres que receberam até 21 mil reais do Sua Casa para construirem seu imóvel próprio "Estamos mexendo com sonhos, é muito gratificante ver o contentamento de cada um que vem receber os cheques, principalmente pra mim, que sempre trabalhei nessa direção: ajudar a nossa gente a ter uma vida um pouco mais justa. E é isso que o programa Sua Casa faz, da moradia digna para famílias carentes", enfatizou a deputada federal.

O "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

O valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até 21 mil reais. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.

À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Quem tiver interesse em se cadastrar no Programa "Sua Casa" pode ligar para o atendimento virtual: (91) 3214-8533, ou, se preferir, pode enviar uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp: (91) 3214-8511.