Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Sejudh participa da posse do novo cacicado na aldeia Moikarakô Ti – Kaiapó

Por Gerlando Klinger (SEJU)
31/05/2021 14h21

Entre os dias 28 e 30 de maio, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas, participou da cerimônia de posse dos novos caciques do povo Kaiapó, que vivem na aldeia Moikarakô Ti – Kaiapó, na cidade de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. Ô-É Paikan Kayapó e Ireô Kayapó são os novos caciques da nação.

A coordenadora da GPDPI Puyr Tembé, que é líder indígena pertence ao povo Tembé, da TI Alto Rio Guamá, representou a Sejudh na cerimônia. Ela disse que a participação do Estado no evento reforça e reconhece a importância da participação feminina no cacicado. “O empoderamento das mulheres é de extrema importância e valoriza os espaços de decisão política interna dos povos”, colocou.

Os Kayapós são povos que vivem às margens do Rio Xingu e de seus afluentes, no sul do Pará. Diversas aldeias ainda mantém as tradições originais, como a língua falada que pertence à família linguística Jê, que mantém as tradições originárias desde de seu contato com o não indígena.

Essa é mais uma vez que uma mulher assume como cacique em aldeia dos Kayapós, do Xingu. Ô-É Paikan Kayapó é filha do líder indígena Paulinho Paikan, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19.