Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA AQUECIDA

Emprego formal tem saldo positivo na indústria paraense no primeiro quadrimestre de 2021

Governo do Estado contribui para o bom desempenho do setor com ações quem fomentam e facilitam o ambiente de negócios, a exemplo de incentivos fiscais

Por Dayane Baía (ARCON)
08/06/2021 13h07

O Pará segue com saldo positivo da empregabilidade formal no setor industrial entre os meses de janeiro e abril deste ano. A análise é do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A posição paraense também é destaque na região Norte nos últimos 12 meses.

O estudo foi elaborado com base em informações oficiais do Ministério da Economia, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que considera as ocupações com carteira assinada na iniciativa privada. 

Luana Barbosa Seabra, de 26 anos, conquistou a vaga de trainee especialista em uma unidade mineradora, em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado. “Estava desempregada desde formada. Eu me formei em dezembro de 2019 como engenheira mecânica na UFPA (Universidade Federal do Pará), e desde então, estava tentando algo na área industrial, que eu sempre quis mesmo seguir. Esse, então, é o meu primeiro emprego com carteira assinada”, contou a recém-contratada.

O cenário adverso da pandemia tornou a situação ainda mais preocupante e Luana se mostra mais aliviada com a oportunidade que obteve. “Eu realmente me sinto bem sortuda por ter conseguido. Acredito que é hora das pessoas investirem em capacitação, para conseguirem algo na pandemia”, avaliou.

O balanço sobre a flutuação do emprego formal indica que no mês de abril, foram feitas 2.838 admissões contra 2.671 desligamentos, resultando na geração de 167 postos de trabalho. O cenário no ano passado, em plena primeira onda da pandemia, indicou uma redução de 1.243 vagas, com o desligamento de 2.490 trabalhadores, frente a 1.247 admissões.

Quadrimestre - O levantamento indica ainda crescimento do emprego formal no setor nos quatro primeiros meses deste ano. Entre janeiro e abril, foram feitas 12.879 admissões contra 12.216 desligamentos, com a geração de 663 postos de trabalhos. 

A empregabilidade está em reação, considerando que em 2020, a indústria paraense apresentou perda de empregos formais. Até abril ocorreram 10.332 admissões, contra 11.897 desligamentos com a perda de 1.565 postos de trabalho.

O incentivo está relacionado às políticas de retomada da economia desenvolvidas pelo Governo do Pará. O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, enfatiza os resultados. “O Estado do Pará tem apresentado um desempenho positivo na geração de empregos, com destaque para o primeiro quadrimestre deste ano, onde setores como o comércio e construção civil tem recebido o impulso através das propostas e projetos econômicos. No setor da indústria não tem sido diferente. O novo pacote econômico apresentado pelo Governo, com R$ 500 milhões para reduzir os impactos da pandemia em vários setores, nos dá possibilidades de um cenário mais positivo”, pontuou o secretário.

O governo do Estado concedeu 90% de isenção de ICMS a todo o setor de transformação aqui no Estado. "Como todas essas empresas garantem 75% de redução de Imposto de Renda, elas têm todo o incentivo para continuar produzindo. Com a execução do plano de vacinação, a continuidade de obras públicas e a injeção na economia, o Pará seguirá mantendo os resultados positivos, sempre olhando com cautela e segurança para esse processo de retomada econômica", acrescentou Inocencio Gasparim.

Setor industrial - José Fernando Gomes Junior, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), informa que 149 empresas têm incentivo fiscal do Governo do Estado do Pará. “Quando uma empresa vem se instalar ou  já está instalada no Estado, e quer se modernizar e está em busca de benefício fiscal, ela traz o seu pleito para o Governo do Estado, via Sedeme, que pode conceder até 90% de incentivo fiscal dependendo da análise do projeto. Estamos dinamizando nosso trabalho, com reuniões mensais da Comissão de Incentivos e, assim, dar ainda mais celeridade no processo de instalação de novas empresas no Estado, além da ampliação de novos parques industriais e modernização da cadeia produtiva”, explicou José Fernando.

O setor minerário manifesta otimismo com as ações governamentais, observou o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos. “O governador Helder Barbalho, ao iniciar seu mandato, deixou claro que as portas estavam abertas para o setor industrial e desde então tem sido um relacionamento de muito diálogo e de muito trabalho pelo desenvolvimento do Estado. Um belo exemplo de como se dá essa interação ocorreu no ano passado, quando a indústria - assim como outros setores da economia interessados no tema - participou de várias reuniões com o governo (estadual) para a definição da atualização da Lei de Incentivos Fiscais do Estado”, lembrou o presidente.

Polos industriais como os de Barcarena e Castanhal são exemplos de incentivos que devem acelerar o desenvolvimento local. “Os incentivos do governo podem ajudar as indústrias locais a se desenvolverem mais, gerando assim emprego e renda para a população e cumprindo uma promessa do Governo, de estar presente em todo o Pará. Da parte da Fiepa, continuaremos apoiando essa indústria local com a qualificação e a inovação proporcionadas pelo Senai, a segurança, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria proporcionadas pelo Sesi e também as capacitações, consultorias e recrutamento de mão de obra realizadas pelo IEL”, acrescentou José Conrado.

O  Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem por obejtivo levar o conhecimento acadêmico às empresas oferecendo diversos serviços, como programas de estágio, formação executiva, consultoria.