Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Sedop realiza obras prioritárias e essenciais para o bem-estar dos paraenses

A quarta matéria da série sobre os investimentos estaduais, destaca as obras públicas em construção, como o Pronto Socorro de Belém e o Hospital da Mulher

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/06/2021 13h39

Hospital Pronto Socorro de Belém (maquete virtual) funcionará na avenida Augusto Montenegro, descentralizando atendimento em Saúde A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (Sedop) tem sob sua responsabilidade a construção de prédios e espaços públicos, como escolas, hospitais, praças e parques; além de iniciativas na área de serviços e de infraestrutura essenciais para o bem-estar do povo do Pará. Nesta quarta matéria da série de reportagens sobre os investimentos nas regiões de Integração do Estado, é hora de conhecer os empreendimentos paraenses estratégicos.

O titular da Sedop, Ruy Cabral, explica que obras como as da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba; a construção do Hospital da Mulher Senhora de Nazaré e do Hospital Pronto Socorro de Belém, na área de Saúde; bem como as do Centro de Convenções de Santarém; e as de recuperação, atualização e modernização do estádio Mangueirão são exemplos de empreendimentos robustos no âmbito do Governo do Estado.  

“O Hospital Pronto Socorro de Belém beneficiará toda aquela população do seu em torno e inclusive de Icoaraci, Outeiro, as ilhas, Ananindeua e Marituba. É um Complexo de Saúde importantíssimo para aquela região que hoje não dispõe desse instrumento”, apontou o secretário.

O Hospital Público da Mulher terá 120 leitos e atenção exclusiva à saúde da população feminina no Pará (maquete virtual) O governador Helder Barbalho assinou, no último dia 31 de maio de 2021, a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Hospital Pronto Socorro de Belém.

Helder Barbalho também já autorizou a construção do Hospital Público da Mulher, assinando a ordem de serviço nesta segunda-feira (7). A unidade hospitalar contará com 120 leitos e atenção à saúde exclusivamente para a população feminina paraense.

ASFALTO POR TODO O PARÁ

No campo da logística e infraestrutura, um dos principais programas da Sedop, o “Asfalto Por Todo o Pará” investiu mais de 665 milhões de reais, contabilizando mais de 500 km de obras em todas as regiões do Estado.O Programa Asfalto Por Todo o Pará beneficia quem mais precisa

Na Regional Guajará, que conta com mais de 100 km distribuídos em Belém, (Distrito de Icoaraci, bairros do Guamá, Terra Firme, Marco, Telégrafo, Marambaia, Tenoné), Marituba, Santa Bárbara do Pará, Ananindeua e Benevides, o valor do investimento do "Asfalto Por Todo o Pará" supera 117 milhões de reais. 

Os investimentos do governo estadual são percebidos pelas pessoas no dia a dia na medida que a qualidade de vida delas melhora sensivelmente. Moradora da rua Carlos Drummond de Andrade, no bairro da Marambaia, em Belém, a dona de casa Ivaneide Reis afirma que as benfeitorias na via eram promessas que já haviam sido feitas por outras gestões, mas não saíram do papel.

“Agora sim o Governo nos enxergou, olhou para a nossa realidade. Deus ouviu o nosso clamor e essa obra é uma benção, porque as crianças podem brincar tranquilas na rua, temos mais qualidade de vida”, disse Ivaneide Reis sobre a via em que ela mora, reconhecendo os serviços de drenagem profunda, asfaltamento e desobstrução de bueiros.

 De acordo com o secretário de Obras, Ruy Cabral, será licitada uma nova etapa do programa "Asfalto Por Todo o Pará" para dar continuidade aos serviços em outras localidades. “Essa nova rodada deverá dispor da mesma quantidade de quilômetros, o que, ao somar, serão mais de 1.100 km que nós estaremos levando a diversos municípios das 12 Regiões de Integração do Estado do Pará. Vamos superar todas as metas anteriormente executadas com relação ao cumprimento desse benefício”, frisou o secretário.

Ele informou que a previsão dos novos serviços do "Asfalto" é para a partir do segundo semestre deste ano, e as obras se estenderão até o final do ano de 2022.

“Vai melhorar as vendas de quem empreende por aqui, dar mais qualidade de vida aos moradores, melhorar o fluxo dos carros, o deslocamento das pessoas, o escoamento do esgoto e água”, enfatizou o  dono de uma padaria, no bairro da Marambaia, Salam Costa.

SANEAMENTO

A Sedop também é corresponsável pela execução de obras na área de saneamento. Nas cidades de Uruará, Altamira, Placas, Aveiro, Santarém, Rurópolis e Senador José Porfírio são executadas as construções de sistemas simplificados de abastecimento de água. 

Em Ananindeua, está prevista a recuperação da rede de água danificada na avenida Independência do setor Paar; em Belém, está em fase licitatória as obras de retificação do Canal Mártir, no bairro do Curió Utinga; no município de Jacundá, está em execução a construção de um poço artesiano no bairro Aparecida; em Nova Esperança do Piriá, segue em execução a implantação do sistema de abastecimento de água, capacitação, reservação e rede de distribuição do bairro Franklândia, entre outras obras em andamento. 

SÉRIE DE OBRAS ESTADUAIS:

Confira as outras matérias da série que traz os investimentos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); da Secretaria de Estado de Cultura (Secult); da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) .