Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA DOMÉSTICA

Semas ensina em oficina produção de sabão com reciclagem de óleo de cozinha

A oficina, que reuniu moradores do bairro da Cabanagem, incentiva a sustentabilidade e a geração de renda

Por Bruna Brabo (SEMAS)
08/06/2021 21h05

A reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão para uso doméstico foi a atividade executada em oficina realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na Escola Estadual José Valente, nesta terça-feira (09). A ação, oferecida a moradores do bairro da Cabanagem, integrou a Semana do Meio Ambiente, promovida com o tema “Caminhos para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia”.Os participantes aprovaram o aprendizado sobre a produção de sabão com óleo reutilizado

A oficina faz parte do Projeto Economia Doméstica em Rede Comunitária, destinado ao reaproveitamento de resíduos, que ainda inclui compostagem e coleta seletiva dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo governo do Estado em sete bairros com fragilidade social na Região Metropolitana de Belém.

"A reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão para uso doméstico é uma das ações pensadas e implementadas pela Coordenação de Educação Ambiental da Semas para o TerPaz. Assim como a oficina de capacitação de agentes ambientais nos bairros, a oficina de produção de sabão teve um ótimo acolhimento da comunidade, com excelentes resultados", disse o secretário adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Bastos.A programação reúne moradores da RMB na Semana do Meio Ambiente promovida pela Semas

Técnicos da Secretaria demonstraram, de forma teórica e prática, que evitar descartar na pia o óleo usado na cozinha é positivo para o meio ambiente. A reciclagem do óleo é uma alternativa para reduzir os problemas socioambientais e ainda proporcionar geração de renda às famílias.

Conscientização - A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andréia Monteiro, explicou durante o encontro que a finalidade é estimular a consciência de proteção ambiental nos moradores. “Além disso, o interesse da oficina é que vocês levem esse conhecimento para dentro de casa, e depois para os vizinhos e toda a comunidade”, explicou.

A bióloga Waldilene Garcia, gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental da Semas, disse que o descarte irregular do óleo causa entupimento das tubulações e galerias, impermeabiliza o solo e polui a água dos rios e todo o ecossistema aquático. Ela destacou também as vantagens ambientais da coleta para reciclagem.

O técnico Gilton Moura ensinou a maneira de armazenar o óleo, a receita da reciclagem, os cuidados necessários aos procedimentos – como uso de luvas e máscara - e o modo de fazer o sabão.

Aprendizado - A moradora da Cabanagem Rosália dos Santos disse que se programou para participar da oficina e gostou muito do que aprendeu. “Vou colocar em prática na minha casa e tentar vender para meus clientes, que já tenho na atividade de vendedora”, informou.

A oficina oferecida em áreas do TerPaz teve ensinamentos teórico e práticoOutra antiga moradora da Cabanagem, a dona de casa Socorro Meireles, já participou de outras oficinas ministradas pela Semas no TerPaz, como a de compostagem, que usa em casa no cultivo de plantas. “Essa oficina agora ensina como é fácil usar o óleo usado para fazer sabão para uso doméstico”, afirmou.

Zena Melo, vendedora e moradora da Rua da Caixa D’Água, afirmou que a oficina foi muito proveitosa. “Maravilha! Vou produzir e parar de comprar sabão. Vou deixar de gastar e vou vender no meu brechó”, disse a comerciante.