Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLICLÍNICA

Policlínica já atendeu mais de 11 mil pessoas na Triagem Pós-Covid

Por Dayane Baía (ARCON)
10/06/2021 11h40

O Programa Triagem Pós-Covid, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já atendeu 11.042 pessoas, entre adultos e crianças de até 13 anos, desde que foi lançado em novembro de 2020. Concentrado na Policlínica Metropolitana, em Belém, o serviço oferece atendimento a pacientes que apresentam queixas clínicas relacionadas ao contágio prévio com o novo coronavírus.

Diretora Executiva da Policlínica Metropolitana, Lilian Gomes, informa que o programa é agendado. “É destinado a pacientes que foram acometidos pela Covid-19 e que ficaram com sequelas. São queixas clínicas que precisam e devem ser investigadas e também tratadas, como por exemplo dores de cabeça, dor no peito, alteração na frequência cardíaca, dores musculares. O paciente vai nos procurar através da nossa central telefônica ou e-mail, ou seja, ele não precisa vir através da Regulação ou do posto de saúde”, orienta. 

Em função da alta de casos nos meses de março e parte de abril, a unidade voltou a ter o perfil de atendimento exclusivo para os casos da doença. “Face ao momento que estamos vivendo, temos tido uma procura significativa. Nós temos uma capacidade instalada de 100 atendimentos para adultos, ou seja 2.000 consultas/mês a serem ofertadas e realizadas; e 600 atendimentos na pediatria, significa dizer que são 30 agendamentos por dia. De novembro até o dia 08, com exceção do mês de março e parte do mês de abril, que estávamos atendendo exclusivamente os casos de Covid, o programa realizou 11.042 atendimentos, sendo 9.872 adultos e 1.170 infantis. Foram feitos mais de 200 mil exames laboratoriais”, detalha a diretora.

Interessados devem entrar em contato com a Policlínica, através da central telefônica no número (91) 98521-5110 ou pelo e-mail agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br, para realizar o agendamento. E deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Na data marcada, o paciente realiza exames laboratoriais, como raio-x do tórax e eletrocardiograma, para então ser encaminhado ao médico que fará a avaliação clínica. “Se houver necessidade, o próprio clínico vai demandar o agendamento dele aqui na unidade, nos demais serviços que nós ofertamos, como por exemplo na ortopedia, neurologia e na pneumologia, para que haja uma investigação mais aprofundada e adequada a cada caso”, pontua Lilian. 

Serviço:

Programa Triagem Pós-Covid

Agendamento pelos canais WhatsApp (91) 98521-5110 e e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.