Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc promove cursos de Formação Continuada para profissionais da Educação Básica

Esta é a terceira oferta de capacitações a distância disponibilizada pelo Centro de Formação estadual para os trabalhadores da educação em 2021

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
10/06/2021 14h53

A plataforma Avacefor, da Seduc, dispõe de cursos de formação continuada, por meio de salas de aula digitais dinâmicas e interativas A Secretaria de Estado de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), vinculado à Secretaria Adjunta de Ensino, oferece, neste mês de junho, cursos de Formação Continuada para os profissionais da Educação Básica do Pará, nas esferas públicas e privada. As aulas serão disponibilizadas pela plataforma virtual Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor).

Nesta edição de junho, 12 novos cursos são oferecidos com carga horária de 60h, nas áreas de Linguagem, Matemática, Educação Inclusiva, Ciências da Natureza, além de cursos na perspectiva interdisciplinar.

Cerca de 1.200 vagas estão abertas para os professores, gestores e coordenadores pedagógicos das redes estadual, municipal, federal, sejam efetivos ou temporários. A formação também está aberta aos profissionais da iniciativa privada.

Para o coordenador do Cefor, Francisco Augusto Paes, as formações, além de aperfeiçoar o conhecimento, promovem a interação e a troca de experiências entre os profissionais. “Os cursos têm gerado grande aproximação entre os profissionais da educação básica de todo o Estado do Pará, devido à interação com outros educadores por meio da sala de aula digital. Além disso, o papel de liderança e de articulação exercido pelos professores formadores constitui uma grande rede colaborativa de aprendizagem e de troca de experiências”

As inscrições seguem até esta sexta-feira (11) e obedecem o preenchimento de vagas. Para participar, acesse aqui ou acione o site: http://www.seduc.pa.gov.br/site/cefor.

AVACEFOR

Em abril de 2021, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) lançou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor), plataforma que disponibiliza cursos de formação continuada, por meio de salas de aula digitais em um formato dinâmico, interativo e de fácil acesso aos usuários.

A ferramenta online possibilita a integração de todas as formações realizadas pela Seduc, sejam elas na modalidade semipresencial ou de forma remota. Nas salas de aula do Avacefor são realizados processos de desenvolvimento dos cursos com o aprofundamento de textos, vídeos, fóruns de discussões, realização de atividades, além de um processo avaliativo após a conclusão de cada módulo de aprendizagem, contemplando, assim, um conjunto de estratégias que visa contribuir para impulsionar o processo de formação continuada dos educadores do estado do Pará.

A Seduc ainda ressalta que, além dos cursos com as inscrições abertas, já estão em desenvolvimento outros cursos voltados à alfabetização, como o "Alfabetiza Pará". Esses cursos são ofertados pela Coordenação de Educação Infantil e Fundamental (Ceinf), bem como a plataforma dispões dos cursos voltados à área de Educação Digital, oferecidos pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação nos seus 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).