Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Governo oferece serviços de saúde e cidadania em seis municípios

A ação começará em Paragominas, em 11 de junho, e será encerrada em Ananindeua, nos dias 24 e 25 de junho

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
10/06/2021 20h48

O Programa Ação Cidadania, do Governo do Pará, vai percorrer diferentes regiões para oferecer atendimentos gratuitos à população em seis municípios. A ação, executada pela Fundação ParáPaz, em parceria com outros órgãos, inicia nesta sexta-feira (11) em Paragominas, onde ficará até sábado (12).

Na sexta-feira, os moradores serão atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social, com acesso à emissão da carteira de identidade, segunda via de certidões de nascimento e óbito, regularização e emissão de segunda via de CPF e orientação jurídica. 

No sábado, os atendimentos serão realizados na Escola Edna Aquino, e além da emissão de documentos, serviços médicos estarão disponíveis por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, Covid-19, e outras patologias.

A Fundação ParáPaz estará presente com o “Entre Elas”, uma roda de conversa apenas com mulheres para esclarecer sobre os tipos de violência de gênero, além de atender e prevenir possíveis casos de violência doméstica. Após a dinâmica, se houver necessidade, será realizado atendimento individual, a fim de diminuir o sofrimento psíquico, viabilizando encaminhamentos para rede de assistência social no município.

Cidadania e esporte - Também serão oferecidos outros serviços, entre os quais elaboração de currículo, teste vocacional, emissão da carteira do ID Jovem, emissão do Número de Identificação Social (NIS), impressão de cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e de CPF, orientação e cadastro no e-Título, para pessoas de 15 a 29 anos, por meio do Balcão da Juventude. 

Atividades de esporte e lazer serão desenvolvidas durante a ação, que terá continuidade nos dias 14 e 15 em Ourém; 17 e 18 em Santa Luzia do Pará; dia 19 em São Francisco do Pará; 21 e 22 em Igarapé-Açu, e concluindo em Ananindeua, nos dias 24 e 25 de junho, sempre das 8 às 14 h.

Para acelerar o atendimento, é necessário portar RG e certidão de nascimento (originais), CPF, duas fotos 3x4 recentes, título de eleitor e comprovante de residência. 

Serviço: Programa Ação Cidadania - das 8 às 14 h.

Dias 11 e 12 - Paragominas
14 e 15 – Ourém 
17 e 18 – Santa Luzia do Pará 
19 - São Francisco do Pará  
21 e 22 - Igarapé-Açu  
24 e 25 - Ananindeua